quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Substitutos & Zona 414

 


Substitutos (Simulant, Canadá, 2023) – Nota 5
Direção – April Mullen
Elenco – Robbie Amell, Jordana Brewster, Sam Worthington, Simu Liu, Alicia Sanz, Masa Lizdek.

Em um futuro próximo, robôs semelhantes ao ser humano foram criados para substituírem pessoas que faleceram ou para servirem de empregados. Programados para seguirem ordens e respeitarem os humanos, tudo muda quando um dos criadores (Simu Liu) planeja alterar os comandos, criando uma consciência humana nos robôs. Neste contexto, um dos robôs (Robbie Amell) que substitui um marido morto, se apaixona pela esposa real (Jordana Brewster). 

Esta é mais uma ficção que bebe na fonte de “Blade Runner”, tentando inclusive copiar o clima cult, mas falhando feio. A narrativa é bastante irregular, o drama beira o piegas e as atuações são ruins, principalmente o péssimo Robbie Amell. Nem as sequências de violência com o policial vivido por Sam Worthington funcionam.

Zona 414 (Zone 414, Inglaterra / EUA, 2021) – Nota 4,5
Direção – Andrew Baird
Elenco – Guy Pearce, Matilda Lutz, Travis Fimmel, Jonathan Aris, Colin Salmon, Fionnula Flanagan, Antonia Campbell Hughes, Olwen Fouéré, Johannes Haukur Johannesson.

Em um futuro próximo, foram desenvolvidos robôs idênticos aos humanos, porém proibidos de viverem juntos. Apenas os ricos conseguem comprar os robôs em um local específico, a Zona 414. Quando a filha do criador dos robôs desaparece, o detetive David Carmichael (Guy Pearce) é contratado para encontrá-la, se envolvendo numa complicada trama. 

Esta ficção que também busca inspiração no clássico “Blade Runner” se perde completamente em um roteiro cheio de situações sem sentido e uma narrativa extremamente arrastada. O filme não tem suspense algum e a motivação para o sumiço da garota, além da consequência do fato são infantis. É um filme para passar longe.

Nenhum comentário: