domingo, 21 de agosto de 2011

Por um Triz & O Poderoso Quinn


Por um Triz (Out of Time, EUA, 2003) – Nota 7
Direção – Carl Franklin
Elenco – Denzel Washington, Eva Mendes, Sanaa Lathan, Dean Cain, John Billingsley, Alex Carter, Nora Dunn.

O delegado Matt Whitlock (Denzel Washington) é respeitado numa pequena cidade da Flórida, porém tem um caso com Ann Merai (Sanaa Latham) que é casada com o violento Chris (Dean Cain). Matt ainda está se separando de Alex (Eva Mendez), que também é policial e acabou de ser promovida a detetive de homicídios, sendo este um dos motivos da separação. 

Quando Ann Merai conta para Matt que está com câncer e precisa de dinheiro para um tratamento na Europa, sendo esta sua única esperança de vida, os dois fazem um acordo: Enquanto Ann Merai faz uma apólice de seguros no nome de Matt, ele pegará emprestado no cofre da delegacia o valor para custear o tratamento, porém a moça some logo em seguida e aparentemente é encontrada morta em um incêncio criminoso. 

A situação se complica quando Alex, a ex-esposa de Matt é indicada para investigar o caso e todas as pistas levam a Matt, que precisa entender o que realmente aconteceu antes de descobrirem que ele roubou o dinheiro. 

É um filme policial misturado com suspense que utiliza bem os clichês do gênero, tem boas cenas de ação, a competência de sempre de Denzel Washington e a beleza de Eva Mendes.  

O Poderoso Quinn (The Mighty Quinn, EUA, 1989) – Nota 6,5
Direção – Carl Schenkel
Elenco – Denzel Washington, James Fox, Mimi Rogers, Robert Townsend, Sheryl Lee Ralph, M. Emmet Walsh, Esther Rolle, Art Evans, Tyra Ferrell.

Xavier Quinn (Denzel Washington) é um policial respeitado numa ilha do Caribe, circulando com tranquilidade entre a elite branca e os negros trabalhadores. Quando acontece um assassinato e some uma mala cheia de dinheiro, seu amigo de infância Maubee (o comediante Robert Townsend) se torna o principal suspeito. Pressionado para resolver o caso, Quinn não tem certeza se o amigo é culpado e além disso precisa encontrá-lo, já que o sujeito desapareceu após o crime. 

É o típico filme policial que prende a atenção com um roteiro que utiliza os clichês do gênero sem maiores preocupações em inovar, inclusive com Denzel Washington num papel que interpretou outras vezes no cinema, o de herói não tão honesto. O destaque são as belas paisagens da ilha caribenha onde o longa foi filmado.   


5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Eu gosto muito do Denzel Washington, ou simplesmente DENZEL! Só que nem sempre ele tem exemplares ótimos na carreira. Essas duas fitas são exemplos.
Abs.
Rodrigo

Unknown disse...

Opa e ai Hugo. Adicionei tmb na lista de blogs do ENF. Vlw mesmo.

Eu vi esse filme, muito bom mesmo, e uma reliquia mesmo para qm curte filmes assim...

abraço

Philip Rangel

Hugo disse...

Rodrigo - Nem sempre o ator acerta nas escolhas.

Philip = Valeu pela visita.

Abraço

Anônimo disse...

eu gostaria de saber quem canta a musica q passa no comeco do filme e o nome estou atras.um tempao e reggae agradeco

Hugo disse...

Ellen - Assisti o filme faz bastante tempo e não lembro da música de abertura.

Abraço