quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Segredo - Documentário


O Segredo (The Secret, EUA / Austrália, 2006) – Nota 5
Direção – Drew Heriot
Documentário

Os livros de auto ajuda explodiram em vendas nos últimos vinte anos e o que começou voltado mais para pessoas com problemas sérios, que precisavam de uma palavra amiga, se tornou um nicho milionário para as editoras e os escritores, criando livros deste tipo para os mais diversos públicos. Nos últimos anos descobriram o que eu chamo de “auto ajuda corporativa e financeira”, onde diversos livros "ensinam" como a pessoa se tornar líder, influenciar pessoas e enriquecer. 

Não sou leitor de obras deste tipo e por conseqüência não li a obra da Rhonda Byrne que vendeu e ainda vende milhões de exemplares pelo mundo, mas resolvi assistir ao documentário que foi produzido no auge do sucesso do livro. Fica claro que o documentário visava o lucro, já o segredo tão bem guardado é algo que provavelmente todos nós ouvimos desde criança, se bobear é algo que até nossos bisavós já sabiam. 

O documentário bate na tecla de que somos o que pensamos, ativando a chamada “Lei da Atração”, onde pensamentos bons trazem sucesso, alegria e objetivos conquistados, enquanto pensamento ruins travam a vida da pessoa. Apesar de não ser um grande segredo, passar a idéia de que temos de pensar positivamente e acreditar em nossos sonhos misturados com nossa capacidade é perfeita para termos uma vida melhor e vencermos desafios, porém o documentário desanda quando associa basicamente a felicidade ao dinheiro e aos bens materiais. Estou bem longe de acreditar que a vida possa ser maravilhosa se fizermos voto de pobreza ou se vivermos com um amor e uma cabana, mas por outro lado pensar apenas no dinheiro também não é o ideal. 

Esta idéia da felicidade ligada ao dinheiro é um dos pilares do capitalismo e aqui ela é propagada por diversos depoimentos, onde filósofos, escritores e pesquisadores sorriem e mostram o caminho da riqueza, com exemplos de como a Lei da Atração deu certo, deixando a impressão que você pode ficar rico apenas pensamento positivamente e pedindo ao universo. 

Eu analiso este documentário como uma boa premissa que se torna uma grande jogada de marketing, onde além de promover ainda mais o livro, também alavancou as carreiras destes especialistas, que provavelmente tiveram uma agenda lotada com convites para palestras e novos livros. 

Com certeza o pensamento positivo deu certo para a escritora Rhonda Byrne, mas para nós meros mortais, o que vale além de tentar manter a cabeça pensando em coisas boas, o que não é nada fácil, é por a mão na massa e ir a luta.   

3 comentários:

Kuki Bertolini disse...

Oi,Hugo!!Sabe que eu sou uma seguidora fiel das leis do Segredo?!!E te digo,realmente funcionam!!!Mas é como vc disse,além do pensamento,temos que ir atras!!Eu tenho o livro e o documentario,me deram uma baita força num momento dificil!Adorei a postagem!!Abraços!!! =D
http://thecinefileblog.blogspot.com/

Gabriel disse...

Hm eu li umas partes do livro porque não tenho muita paciencia para ler livros inteiros, mas sei que bastante coisa funciona e é verdade.

Abraços ;D

Hugo disse...

Kuki e Gabriel - Sei que o pensamento positivo é importante par alcançar qualquer objetivo, mas o erro do documentário é focar demais no sucesso relacionado ao dinheiro, deixando a impressão de ser fácil fica rico.

Abraço