segunda-feira, 15 de agosto de 2011

La Linea & Além da Fronteira


La Linea (La Linea, EUA / México, 2009) – Nota 5
Direção – James Cotten
Elenco – Ray Liotta, Andy Garcia, Esai Morales, Armand Assante, Valerie Cruz, Jordi Vilasuso, Kevin Gage, Bruce Davison, Joe Morton, Danny Trejo, Gary Daniels, Michael DeLorenzo.

O assassino Mark Shields (Ray Liotta) é enviado para Tijuana na divisa entre México e Estados Unidos com o objetivo de assassinar Pelon (Esai Morales), o sucessor na liderança de um cartel de drogas que tem como chefão Javier Salazar (Andy Garcia), que está à beira da morte. O cartel passa por uma disputa entre Pelon e Diablo (Jordi Vilasuso), sendo que eles estão sob a mira da CIA em virtude de estarem negociando drogas com um grupo muçulmando ligado ao terrorismo. 

O roteiro do também diretor R. Ellis Frazer (do poserior e semelhante “Além da Fronteira”) tenta misturar temas atuais como terrorismo e narcotráfico na fronteira mexicana, com os clichês dos filmes policiais interpretados por sujeitos com algum trauma do passado que acabam se envolvendo com uma prostituta, além de criar uma reviravolta final completamente absurda. 

Acredito que Frazer tenha bons contatos e amizades para conseguir escalar Andy Garcia como chefão traficante (assim como em “Além da Fronteira”), além de coadjuvantes com certo currículo como Armand Assante, Bruce Davison e Joe Morton. O papel principal para Ray Liotta pode ser considerado normal, já que sua carreira é irregular e nos últimos anos vem errando muito nas escolha dos papéis.

Além da Fronteira (Across the Line: The Exodus of Charlie Wright, EUA, 2010) – Nota 5,5
Direção – R. Ellis Frazier
Elenco – Aidan Quinn, Andy Garcia, Mario Van Peebles, Danny Pino, Claudia Ferri, Luke Goss, Gary Daniels, Gina Gershon, Bokeem Woodbine, Jordan Belfi, Geoffrey Ross, Corbin Bernsen, Raymond J. Barry, Elya Baskin.

O banqueiro Charlie Wright (Aidan Quinn) após dar um golpe financeiro, foge antes de ser preso pelo FBI. Por acaso, Charlie é visto em Tijuana, México e dá início a uma caçada onde algumas pessoas desejam encontrar o sujeito. Por parte do FBI, o agente Hobbs (Mario Van Peebles) que deixou Charlie escapar, a máfia russa que tinha uma bolada aplicada nos negócios do sujeito e dois irmãos (Andy Garcia e Danny Pino) que comandam um cartel em Tijuana, mas estão cheio de dívidas com outro cartel da Cidade do México e consideram o dinheiro do banqueiro a única chance de salvar a família. 

Este longa loi lançado direto em DVD nos Estados Unidos e fica claro o porquê: É uma no história com um péssimo roteiro. A premissa do banqueiro picareta sendo perseguido em virtude do dinheiro que roubou poderia render um bom filme, mas a realização é pífia. São diversas falhas no roteiro, por exemplo a forma pela qual Charlie é encontrado pelos bandidos nunca é explicada, o FBI encontra o sujeito porque um dos seus agentes está de férias na horrível Tijuana, além da absurda sequência final onde quase todos os personagens andam armados por uma feira na cidade como se estivessem no velho oeste e com um final em que praticamente nada acontece. 

Outro desperdício é o elenco encabeçado por um envelhecido Aidan Quinn, com Andy Garcia repetindo o papel de chefão (série “Doze Homens e um Segredo”, “A Última Cartada” e “La Linea’) a qual se acostumou nos últimos anos, além de personagens que pouco dizem a trama, como a sensual Gina Gershon como esposa de Andy Garcia e a dupla de mafiosos russos Raymond J. Barry e Elia Baskyn que aparecem em duas ou três cenas.

2 comentários:

Kuki Bertolini disse...

Hugo,o filme La Linea eu assisti logo que foi lançado e não curti muito.Acho que por causa do Ray,eu não curto muito os filmes dele,sabe?Mas esse Além da Fronteira parece ser interessante,pelo trailer.Ótimas postagens!Grande abraço,Hugo!! =D
http://thecinefileblog.blogspot.com/

Hugo disse...

Kuki - Infelizmente os dois filmes são fracos. A premissa e o elenco são interessantes, mas só isso.

Abraço