segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Maldito Futebol Clube


Maldito Futebol Clube (Damned United, Inglaterra, 2009) – Nota 7,5
Direção – Tom Hooper
Elenco – Michael Sheen, Timothy Spall, Colm Meaney, Jim Broadbent, Stephen Graham.

O inglês Brian Clough (Michael Sheen) foi um dos grandes e mais polêmicos treinadores do futebol inglês, tendo conseguido ganhar títulos, inclusive duas Copas dos Campeões da Europa (equivalente a atual Champions League) comandando o pequeno time do Nottingham Forest. 

O filme foca o início de carreira de Clough, quando no final dos anos sessenta ele dirigia outro time pequeno, o Derby County e ao lado de seu assistente Peter Taylor (Timothy Spall) transformou a equipe num dos grandes da Inglaterra na época. 

O roteiro mostra as dificuldades encontradas pela dupla e a rivalidade criada entre Clough e Don Revie (Colm Meaney), treinador do Leeds United, umas das grandes equipes inglesas de época e que foi também treinador da seleção inglesa sem sucesso. 

A história corre paralela entre 1968 quando Clough está no Derby County e 1974 quando ele assume o Leeds no lugar de Revie e precisa enfrentar seu maior desafio. 

É um filme indicado principalmente para gosta de futebol e suas histórias de bastidores, onde divergências por dinheiro, políticas e de amizade influenciam escolhas e carreiras. 

Este é o terceiro filme estrelado pelo ator Michael Sheen em que o roteiro é assinado pelo ótimo Peter Morgan. Os outros dois longas foram os ótimos “A Rainha” e “Frost/Nixon”, além de Morgan também ter assinado “Além da Vida” de Clint Eastwood. 

A cada novo filme Michael Sheen mostra seu talento, aqui apoiado ainda pelos competentes Timothy Spall (mais conhecido pelo Peter Pettigrew da série “Harry Potter”), o carrancudo Colm Meaney e o veterano Jim Braodbent, aqui como o dono da equipe Derby County.

5 comentários:

Laércio Cunha disse...

Este filme é muito bom, pena que ele não é conhecido pelo grande público pois saiu direto em dvd e blu-ray na época. Mas a condução dele como história real e também mostrando como funciona os bastidores de um grande time de futebol e ascensão e queda de um técnico é excelente. Parabéns por relembrar esse filme, ele é ótimo.

http://thecinefileblog.blogspot.com/

abraços.

Amanda Aouad disse...

Eu também gostei do filme, e o roteiro é inteligente ao contar a história em dois tempos, se torna mais dinâmico e constrói um paralelo interessante.

bjs

Celo Silva disse...

excelente filme q não deveria se restringir somente a amantes de futebol. Sheen nos brinda com uma otima atuação.

Nelson L. Rodrigues disse...

Gostei do comentário, bem lembrado!

abraço

Hugo disse...

Laércio - São muitos os bons filmes que vão direto para dvd e passam batido pelo grande público.

Amanda - É ainda mais interessante por ser baseado em história real.

Celo - A cada novo trabalho Michael Sheen comprova que é um ótimo ator.

Nelson - Valeu pela visita.

Abraço a todos