segunda-feira, 30 de maio de 2011

Na Trilha do Assassino & O Assassino do Alfabeto


Na Trilha do Assassino (Tenderness, EUA, 2009) – Nota 5
Direção – John Poulson
Elenco – Russell Crowe, Jon Foster, Sophie Traub, Laura Dern, Alexis Dziena, Arija Bareikis, Michael Kelly, Tanya Clark.

A história foca em três personagens: O veterano policial Cristofuoro (Russell Crowe), o assassino adolescente Eric Poole (Jon Foster) e a jovem Lori (Sophie Straub), todos ligados pelos crimes cometidos por Eric. O filme começa com Eric aguardando ser libertado do reformatório onde cumpre pena por ter assassinado os pais. Este crime era punível com prisão perpétua, porém como o jovem era medicado com antidepressivos acabou sendo julgado como menor e agora ao atingir a maioridade poderá ter uma vida nova sem ser considerado um ex-detento. O detetive Cristofuoro considera o jovem um psicopata, tendo a certeza que ele também é responsável por outros dois assassinatos. Prevendo que o jovem voltará a matar, ele resolve segui-lo. Para completar, a jovem Lori foge de casa para encontrar Eric, com quem inicia uma estranha relação, além de ter uma ligação com o passado do rapaz. 

O roteiro mistura drama psicológico com toques de road movie e poderia até ter rendido um bom filme, porém a direção de John Poulson é repleta de tempos mortos que cansa o espectador, além do fraco Jon Foster que não convence como assassino ou jovem atormentado. Apesar da importância na história, o personagem de Russell Crowe aparece pouco e tem um problema pessoal que o atormenta, com a esposa vivendo em um hospital, porém o roteiro não explica o que ocorreu. Para completar, a tradução do título deixa a impressão de ser um filme sobre investigação, o que engana no pior o espectador no pior sentido.

O Assassino do Alfabeto (The Alphabet Killer, EUA, 2008) – Nota 5
Direção – Rob Schmidt        
Elenco – Eliza Dushku, Cary Elwes, Timothy Hutton, Tom Malloy, Michael Ironside, Bill Moseley, Carl Lumbly, Brian Scannell, Melissa Leo, Martin Donovan, Tom Noonan, Jack McGee.

A detetive Megan Paige (Eliza Dushku) e seu parceiro e também noivo Kenneth Shine (Cary Elwes) são designados para investigar o assassinato de um garota chamada Carla Castillo, que foi também violentada. A dupla de detetives trabalha em Rochester, porém o corpo da criança foi encontrado numa cidade chamada Churchville e a coincidência da letra C no nome da menina e da cidade leva Megan a acreditar que a assassino seja um serial killer que utiliza as letras do alfabeto para cometer seus crimes. Desacreditada pelos outros policiais, ela fica obcecada pelo caso e começa a ter visões da garota morta, o que a leva a uma tentativa de suicídio e o afastamento da função. Dois anos depois Megan ainda trabalha na polícia com um serviço burocrático e tenta levar uma vida normal, porém quando outra garota é encontrada morta da mesma forma e com a coincidência das iniciais do nome e da cidade, ela faz de tudo para voltar a investigação mesmo com o problema mental que possui. 

O filme é baseado na história real do “Assassino do Alfabeto”, que cometeu crimes no início dos anos setenta na região de Nova Iorque, porém fica claro pelo roteiro que o longa é uma ficção que usa a história real apenas como pretexto. Fica muito difícil acreditar nos exageros de algumas sequências com a personagem de Eliza Dushku, que por sinal não convence como investigadora e abusa dos tiques quando precisa demonstrar os problemas psicológicos que a afetam. É uma pena, pois a premissa do assassino em série desconhecido foi bem melhor explorada em “Zodíaco” por exemplo.

3 comentários:

Alan Raspante disse...

Vixxe, nem vou encarar esses dois filmes depois de conferir tua opinião! rs Vou aproveitar o tempo com "coisas melhores"... hehehe

Jenifer Torres disse...

Simplesmente odiei Na Trilha do Assassino. Ridículo.
Abraços.

Hugo disse...

Alan e Jenifer - São dois filmes bem fracos.

Abraço