sábado, 28 de maio de 2011

A Lista de Adrian Messenger


A Lista de Adrian Messenger (The List of Adrian Messenger, EUA, 1963) – Nota 7
Direção – John Huston
Elenco – George C. Scott, Kirk Douglas, Tony Curtis, Burt Lancaster, Robert Mitchum, Frank Sinatra, Dana Wynter, Jacques Roux, Clive Brook, Herbert Marshall, Tony Huston, John Merivale.

Adrian Messenger (John Merivale) pertence a uma aristocrática família inglesa e antes de viajar para os EUA, deixa com seu amigo Anthony Gethryn (George C. Scott) uma lista com dez nomes para ele investigar o paradeiro de cada um. Messenger não explica o porquê, diz que ninguém acreditaria e como Anthony é um ex-policial, aceita o trabalho. A situação fica mais estranha quando o avião em que Messenger viaja explode no ar e o único sobrevivente é o francês Jacques Le Borg (Jacques Roux), que inclusive ouve a últimas palavaras de Messenger antes de morrer. Anthony se aprofunda na investigação e descobre que a maioria dos nomes da lista morreram em acidentes estranhos, dando início a caçada ao responsável pelos crimes, que ao parece é um sujeito especialista em disfarces. 

Não conhecia esta obra de John Huston e fiquei curioso ao ver uma chamada no canal TCM. Fui pesquisar a trama e achei extremamente interessante, porém a realização é um pouco irregular. O melhor é a primeira parte quando o personagem de George C. Scott investiga o passado de Messenger para tentar encontrar o assassino  e descobre uma trama quase perfeita. O ritmo cai na segunda parte, quando o assassino entra diretamente na trama sem os disfarces, culminando na sequência final da “caça à raposa”. 

Hoje os disfarces que o assassino utiliza são simples em comparação a perfeição técnica atual, mas na época devem ter feito algum sucesso. Por sinal, não se prendam aos nomes de famosos do elenco, vários deles aparecem usando máscaras como personagens diferentes e apenas no final do longa é revelado quem está por trás dos diversos personagens.   

3 comentários:

bruno knott disse...

O que tinha me chamado a atenção era justamente o elenco, mas esse seu adendo final me desestimulou um pouco.

De qualquer forma, parece interessante.

LuEs disse...

Hugo, pode me passar o seu e-mail?
:)

Hugo disse...

Bruno - Eu não sabia e acabei tendo uma surpresa negativa.

Luís - Enviei uma mensagem direto para seu e-mail do blog. Aguardarei seu contato pelo e-mail.

Abraço