terça-feira, 10 de maio de 2011

A 20 Milhões de Milhas da Terra & Os Primeiros Homens na Lua


O diretor Nathan Juran começou a carreira na tv americana ainda nos anos cinquenta, tendo dirigido diversos episódios de séries clássicas dos anos sessenta como "Terra de Gigantes", "Viagem ao Fundo do Mar", "Perdidos no Espaço" e "O Túnel do Tempo", dividindo o tempo com produções de filmes B. 

Seus trabalhos mais conhecidos foram em parceria com o especialista em efeitos especiais Ray Harryhausen, com quem fez "15 de Metros de Mulher", "Jack, o Matador de Gigantes", "Simbad e a Princesa" e estes outros dois filmes que comento aqui. Juran faleceu em 2002 aos 95 anos.

A 20 Milhões de Milhas da Terra (20 Million Miles to Earth, EUA, 1957) – Nota 6
Direção – Nathan Juran
Elenco – William Hopper, Joan Taylor, Frank Puglia, John Zaremba, Thomas Browne Henry, Arthur Space.

Um foguete lançado para explorar Marte retorna à Terra e cai na costa italiana com apenas dois sobreviventes que são resgatados por pescadores, o Coronel Robert Calder (William Hopper) e Dr. Sharman (Arthur Space) que morre logo em seguida, trazendo ainda uma estranha criatura dentro de um tubo. O problema começa quando um garoto encontra o tubo e vende a criatura para um veterinário, que decide levar o estranho animal para Roma. A questão é que o bicho cresce rapidamente, se transformando numa espécie de dinossauro e destruindo tudo que vê pela frente. 

O maior destaque deste filme B é a criatura e os efeitos especiais obras do especialista Ray Harryhausen, o craque dos filmes de ficção de baixo orçamento, que com muito criatividade deu vida a dezenas de monstros no cinema, inclusive do original “Fúria Titãs”, seu último trabalho no cinema em 1981. 

A história é cheia de clichês, copiando filmes diversos como os Godzillas japoneses e o clássico “King Kong”, tendo a curiosidade de utilizar Roma como cenário, inclusive com uma sequência final dentro do Coliseu.

Os Primeiros Homens na Lua (First Men in the Moon, EUA, 1964) – Nota 7
Direção – Nathan Juran
Elenco – Edward Judd, Martha Hyer, Lionel Jeffries.

Quando as Nações Unidas planejam enviar um grupo de astronautas para lua, um homem extremamente idoso (Edward Judd) conta que sessenta e cinco anos antes, ele, sua noiva (Martha Hyer) e um cientista (Lionel Jeffreys) criaram um foguete e chegaram à lua, onde tiveram de enfrentar os terríveis Selenitas, criaturas com corpo humano e cabeça de formiga. 

O longa é baseado numa obra de H.G.Wells (“Guerra dos Mundos”) e tem também como destaque as criaturas e os efeitos especiais de Harry Harryhausen, além do bom roteiro que conta a história em flashback, através das memórias do velho homem. Nos anos oitenta este simpático filme passou diversas vezes na sessão da tarde.

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Ah, fiquei com vontade de ver os dois!!

Hugo disse...

Alan - São filmes legais para quem gosta do gênero.

Abraço