domingo, 29 de maio de 2011

Waking Life


Waking Life (Waking Life, EUA, 2001) – Nota 7
Direção – Richard Linklater
Elenco – Wiley Wiggins, Ethan Hawke, Julie Delpy, Adam Goldberg, Nicky Katt, Steven Soderbergh.

O diretor Richard Linklater de “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr-do-Sol”, cria aqui uma obra no mínimo curiosa. Usando a técnica da rotoscopia, ele filmou todas as sequências com atores reais e depois um equipe transformou as cenas em animação. 

Os traços nervosos da animação casam perfeitamente com a história de um jovem (Wiley Wiggins) que não consegue acordar de um sonho e durante todo o filme cruza com várias pessoas que falam sobre diversos assuntos como o sentido da vida, o significado dos sonhos, religião, filosofia, além de citar pensadores, escritores e filósofos. 

A quantidade de diálogos ou monólogos em várias cenas, já que o jovem muitas vezes é apenas o ouvinte, podem cansar o espectador comum, porém os temas discutidos instigam a curiosidade. O excesso de informações despejadas em pouco tempo não deixa quase espaço para analisar o que foi dito, já que uma nova discussão começa em seguida, mas este situação se torna normal ao analisarmos que aquilo é um sonho, onde todos os temas podem se misturar no mesmo contexto. 

É interessante ver a participação de figuras conhecidas como o também diretor Steven Soderbergh e o casal de personagens Jesse (Ethan Hawle) e Celine (Julie Delpy), protagonistas de “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr-do-Sol”. 

Para quem curte uma viagem diferente pela mente humana, este filme é uma ótima pedida.

3 comentários:

Unknown disse...

filme experimental e interessante.
Linklater mostrando seu lado mais artistico.

Alan Raspante disse...

Não conhecia o filme, mas pocha, muito interessante... Vou proucurar vê-lo xD

abs.

Hugo disse...

Celo - Um trabalho completamente diferente.

Alan - É uma grande viagem filosófica.

Abraço