terça-feira, 24 de maio de 2011

Subterrâneos



Subterrâneos (Brasil, 2004) – Nota 6,5
Direção – José Eduardo Belmonte
Elenco – Murilo Grossi, Chico Sant’Anna, Nicola Siri, Cibele Amaral, João Paulo Oliveira, Roque Fritsch.

Esta diferente história é ambientada toda dentro do CONIC, um edifício comercial em Brasília que foi construído para abrigar um Shopping Center, mas se transformou num emaranhado de lojas, bares, inferninhos, sindicatos e salas numa infinidade de corredores em parte ainda inacabados. Para quem mora em São Paulo, o local é um misto do Edifício Copan com as Grandes Galerias (também conhecida com Galeria do Rock). 

O protagonista do filme é Breno (Murilo Grossi), um sindicalista em crise existencial que resolve abandonar o emprego para escrever um livro sobre o local, para isso começa a interpelar e questionar as pessoas que trabalham e passam por ali. O problema é que Breno está paranóico, situação que se agrava quando cruza com uma ex-namorada, a também confusa Angela (Cibele Amaral). Enquanto isso Miranda (Chico Sant’Anna), outro funcionário do sindicato, tenta resolver problemas profissionais, pessoais, financeiros e das pessoas que cruzam seu caminho. Finalizando temos Giovani (Nicola Siri), um italiano ingênuo que filma o local e entrevista as pessoas para um documentário. 

Este trabalho quase experimental é a estréia na direção de José Eduardo Belmonte, que faria em seguida “A Concepção” e aqui utiliza o confuso centro comercial CONIC quase como um personagem. Apenas o exagero com que os personagens de Breno e sua ex-namorada filosafam sobre a vida acabam atrapalhando um pouco, deixando a sensação do diretor querer se mostrar cult. 

Me deparei com duas curiosades, sendo a primeira a falta de um pôster do filme, pesquisei na internet e não localizei em site algum. A segunda é a inexistência de registro do filme no site IMDB, fato raro, sendo que neste site é possível encontrar até mesmo informações sobre novelas e filmes obscuros. 

O filme vale como uma diferente sessão de cinema.

Nenhum comentário: