domingo, 8 de maio de 2011

Manhattan


Manhattan (Manhattan, EUA, 1979) – Nota 8
Direção – Woody Allen
Elenco – Woody Allen, Diane Keaton, Michael Murphy, Mariel Hemingway, Mery Streep, Anne Byrne.

Isaac (Woody Allen) é um roteirista de tv que pretende ser escritor, tem quarenta e dois anos e namora a jovem Tracy (Mariel Hemingway) de dezessete. Enquanto a garota se apaixona por ele, Isaac faz de tudo para não criar um laço mais forte com a jovem, acentuando este pensamento quando conhece a jornalista intelectual Mary (Diane Keaton), que é amante de seu melhor amigo, Yale (Michael Murphy). Quando Yale desiste da amante com medo de perder a esposa (Anne Byrne), Isaac se envolve com Mary e deixa de lado a jovem Tracy. Isaac ainda precisa lidar com a ex-esposa (Meryl Streep), que assumiu ser lésbica e está escrevendo um livro sobre a separação deles. 

Esta ciranda de amores e traições é também uma homenagem a cidade de Nova York, com o personagem de Allen declarando seu amor ao local e também mostrando os problemas desde a narração inicial e depois pelas cenas que se passam em diversos pontos turísticos, como a Ponte do Brooklin, o Central Park e o Planetário. 

A direção de arte é ótima, com uma sensacional fotografia em preto e branco de Gordon Willis e finalizando com as ótimas interpretações do elenco, com destaque para Allen como sempre interpretando o sujeito falador cheio de manias, Diane Keaton como a intelectual, Meryl Streep com a seca ex-esposa e até a jovem Mariel Hemingway, que transborda inocência e jovialidade num papel delicado, por sinal sua melhor interpretação na carreira.   

4 comentários:

Unknown disse...

amo esse filme...o melhor de Allen

Luís Azevedo disse...

Adoro este filme! Para mim é o segundo melhor do Allen, a seguir ao incontornável Annie Hall. Tem um final excelente à la Woody Allen!
Cumps
Baú-dos Livros

Amanda Aouad disse...

Clássico de Woody Allen, boa pedida.

bjs

Hugo disse...

Celo e Luís - Considero difícil escolher um filme melhor Allen, são diversos os bons trabalhos.

Amanda - Gostei bastante deste filme.