segunda-feira, 6 de abril de 2015

Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo

Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo (Seeking a Friend for the End of the World, EUA / Singapura / Malásia / Indonésia, 2012) – Nota 7,5
Direção – Lorene Scafaria
Elenco – Steve Carell, Keira Knightley, Connie Britton, Adam Brody, Rob Corddry, Martin Sheen, Mark Moses, Melanie Lynskey, William Petersen, Patton Oswalt, Derek Luke.

A última missão enviada para tentar deter um gigantesco asteroide que se aproxima da Terra falha. As autoridades avisam que a colisão deverá ocorrer dentro de trinta dias e a vida na Terra será dizimada. A falta de futuro é a senha para que cada pessoa decida fazer o que quiser. 

Neste contexto, Dodge (Steve Carell) vê sua esposa sair do carro e desaparecer dentro da noite. Diferente da maioria das pessoas que passam a cometer exageros que não teriam coragem em um mundo normal, Dodge sonha em encontrar alguém para viver seus últimos dias. Quando pessoas começam a saquear e destruir o bairro onde mora, Dodge foge junto com a jovem vizinha Penny (Keira Knightley), uma inglesa que gostaria de voltar ao seu país para reencontrar a família antes de morrer. Como última aventura, Dodge convence Penny a acompanhá-lo para reencontrar um velho amor da juventude, carregando a tiracolo um pequeno cão abandonado. 

O tema apocalipse geralmente resulta em filmes sobre caos, destruição e luta pela sobrevivência. Aqui, a grande sacada do roteiro está em mostrar as diferentes formas como as pessoas enfrentam o provável fim do mundo. Os protagonistas presenciam caos e violência, mas também passam por lugares e cruzam com pessoas que tentam viver seus últimos momentos festejando, bebendo, transando ou até mesmo mantendo a mesma rotina, como se não quisessem encarar a tragédia. 

É legal também ver que o personagem de Steve Carell é como uma espécie de espectador, que observa toda a loucura ao seu redor sem deixar que ela interfira em seu sonho. Não se pode deixar de destacar a sensível personagem interpretada pela bela Keira Knightley e a melancolia do âncora de tv vivido por Mark Moses. 

O resultado é um filme que tem o fim do mundo como tema principal, mas que faz o espectador pensar sobre a vida.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Faz pensar sobre a vida mesmo. Acho um filme extremamente sensível.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Foi uma surpresa agradável, não esperava que fosse um filme tão legal.

Bjos