sábado, 25 de abril de 2015

Os Mercenários 3

Os Mercenários 3 (The Expendables 3, EUA / França, 2014) – Nota 7,5
Direção – Patrick Hughes
Elenco – Sylvester Stallone, Jason Statham, Harrison Ford, Arnold Schwarzenegger, Mel Gibson, Wesley Snipes, Dolph Lundgreen, Randy Couture, Terry Crews, Kelsey Grammer, Antonio Banderas, Glen Powell, Victor Ortiz, Ronda Rousey, Kellan Lutz, Jet Li, Robert Davi.

Durante uma missão, o grupo de mercenários comandado por Barney Ross (Sylvester Stallone) se surpreende ao encontrar o traficante de armas Stonebanks (Mel Gibson), que aparentemente estava morto e que após o violento confronto consegue fugir. Stonebanks foi um dos fundadores do grupo ao lado de Barney, que conhecendo bem a violência e o caráter do ex-amigo, decide contratar novos mercenários para enfrentar o sujeito, dispensando o grupo atual, que fica sem entender o porquê. 

Este terceiro longa consegue renovar a franquia aos misturar os personagens antigos do grupo com jovens mercenários, incluindo uma mulher, a lutadora de MMA Ronda Rousey. O contraste entre a tecnologia utilizada pelos jovens e a brutalidade dos antigos, gera alguns diálogos engraçados. 

O filme também ganha pontos ao trazer para franquia Harrison Ford, Mel Gibson e Wesley Snipes, além das citações cinematográficas. A sequência inicial do resgate de Snipes da cadeia é uma referência ao tempo que o astro passou preso por sonegação de impostos. Harrison Ford pilotando é uma homenagem engraçada a Han Solo e apesar de ser o vilão, o maluco interpretado por Mel Gibson lembra seu policial aloprado de “Máquina Mortífera”. Destaque ainda para os diálogos entre Stallone e Staham e a participação de Schwarzenegger. 

Quem viveu os anos oitenta e noventa, jamais imaginaria que um dia veria no mesmo filme Stallone, Schwarzenegger, Ford e Gibson. É um verdadeiro dream team do cinema ação, que por si só já valeria a sessão.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Ter Stallone, Schwarzenegger, Ford e Gibson em um mesmo filme é mesmo um plus que vale. Aliás, Mercenários vale por isso, pela brincadeira, pela reunião, pela farra. O que me incomoda nesse filme é exatamente a renovação. Ao trazer os jovens se torna mais um filme de ação. Perde um pouco da graça.

bjs

Hugo disse...

Amanda - A ideia de inserir os jovens é interessante, mas talvez o problema tenha existido na escolha dos atores, que são inexpressivos.

Bjos