terça-feira, 7 de abril de 2015

Ódiquê?

Ódiquê? (Brasil, 2004) – Nota 6,5
Direção – Felipe Joffily
Elenco – Alexandre Moretzsohn, Cauã Reymond, Dudu Azevedo, Leonardo Carvalho, Cássia Kiss, Henri Pagnoncelli.

Monet (Alexandre Moretzsohn), Tito (Cauã Reymond) e Duda (Dudu Azevedo) são três jovens da classe média carioca que planejam passar o carnaval em Arraial D’Ajuda na Bahia. O problema é que eles estão sem dinheiro e Monet é o único que trabalha, mas que pretende pedir demissão para viajar. 

O trio vê a chance de conseguir dinheiro se aproximando de Paulinho Tan Tan (Leonardo Carvalho), um playboy filho de deputado que gosta de se mostrar valentão. O quarteto encara uma verdadeira noite de loucuras que inclui drogas, armas, bebidas, traficantes, violência e até um sequestro. 

Em grande parte do filme, a proposta do diretor é mostrar uma juventude perdida, que não tem limite e não respeita pessoa alguma. Por este motivo, se torna estranho a reviravolta final que ameniza a atitude dos personagens, principalmente por ser num momento em que a tensão da narrativa está no seu auge. 

O filme também tem problemas no exagero das interpretações, apresentando personagens que são esteriótipos. O mais exagerado é Tito interpretado por Cauã Reymond, um jovem debochado, malandro e violento, que protagoniza uma das cenas mais canalhas da história do cinema, ao maltratar por duas vezes um flanelinha que é uma criança negra e deficiente. 

Os exageros citados e a escolha do diretor em deixar de lado na parte final a loucura proposta por quase toda a história, transformam, o filme em uma obra irregular.

Nenhum comentário: