sábado, 4 de abril de 2015

A Classe

A Classe (Klass, Estônia, 2007) – Nota 8,5
Direção – Ilmar Raag
Elenco – Vallo Kirs, Part Uusberg, Lauri Pedaja, Paula Solvak, Mikk Magi, Riina Ries.

Em um colégio de uma cidade na Estônia, o tímido adolescente Joosep (Part Uusberg) é humilhado diariamente por seus colegas de classe, que são comandados pelo cruel Anders (Lauri Pedaja). Cansado de ver o garoto apanhar, outro aluno da classe, Kaspar (Vallo Kirs), decide tentar protegê-lo dos colegas, fato que dá início a uma verdadeira guerra dentro da escola. 

A princípio, a trama poderia ser comparada com “Elefante”, pois também é baseada em uma história real, porém diferente do filme de Gus Van Sant, que é um olhar pelo lado de fora da tragédia, este ótimo drama estoniano vai fundo nos conflitos diários, nas humilhações e na violência física e mental, resultando numa voadora no peito do espectador, assim como ocorre em uma das cenas mais impressionantes do longa. 

Este “A Classe” está muito mais próximo do ótimo e violento filme dinamarquês “Ondskan – Raízes do Mal”, dirigido pelo sueco Mikael Hafstrom, que mostrava a vida em um colégio interno onde o bullying era considerado uma tradição. 

Além da tensão psicológica da narrativa, o roteiro também mostra que a culpa pela violência adolescente deve ser dividida com todos os que estão ao redor destes jovens. Aqui vemos professores que não sabem como agir com a situação. Alguns fazem vistas grossas, enquanto outros se preocupam apenas com os conflitos em sua aula, fato que fica claro nas brigas nos corredores e arredores do colégio, onde adulto algum se interessa pelo que está acontecendo. A diretora tranquila em sua sala, totalmente fora da realidade do colégio e os pais que não tem preparo algum para lidar com os filhos, ajudam no caos que se torna a relação entre os adolescentes. 

É interessante a escolha do diretor Ilmar Raag em dividir a história em alguns dias, utilizando para cada um deles uma frase que simboliza o que irá ocorrer. 

Poucas vezes o cinema mostrou o bullying e suas consequências de forma tão cruel como neste filme.

Nenhum comentário: