sábado, 5 de dezembro de 2015

Deep Web

Deep Web (Deep Web, EUA, 2015) – Nota 7
Direção – Alex Winter
Narração – Keanu Reeves
Documentário

Em maio de 2015, o texano Ross Ulbricht foi condenado a prisão perpétua acusado de vários crimes, sendo o principal deles ser o proprietário do site Silk Road, que estava hospedado na Deep Web e servia como ponto de venda de drogas online. 

Este documentário se aprofunda no caso, detalhando situações, provas, colhendo diversos depoimentos e colocando em dúvida a lisura do julgamento, além de propor uma discussão sobre liberdade na internet e legalização das drogas. 

Para quem não sabe, a Deep Web, também conhecida como Darknet, é uma espécie de porão da internet, uma terra sem lei onde é feito todo tipo de transação, desde pesquisas jornalísticas, passando por venda de drogas, armas e até mesmo anúncios de assassinos de aluguel.

Ao mesmo tempo, muitos defendem a Deep Web como um local de liberdade, onde as pessoas podem navegar e negociar de forma anônima, sem interferência do governo, pois os sites são criptografados de uma forma que torna quase impossível serem rastreados. 

Basicamente, o doc mostra que o Silk Road e Ross Ulbricht foram utilizados pela justiça como exemplo de luta contra as drogas, porém dezenas de outros sites semelhantes se espalham pela Deep Web. 

O doc discute ainda a questão de que a venda de drogas pela internet diminuiria a violência entre traficantes e usuários, pois não existiria o contato físico e as drogas seriam entregues como uma correspondência comum. É uma posição polêmica, mas que tem uma certa lógica, pois o uso de drogas jamais irá acabar. Minimizar a violência já seria um avanço. 

Como informação, o diretor Alex Winter também é ator e foi muito conhecido nos anos noventa por ser o parceiro de Keanu Reeves nas comédias “Bill e Ted”. Por sinal, provavelmente a amizade entre os dois fez com que Reeves aceitasse ser o narrador deste doc.  

Nenhum comentário: