terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Sob o Mesmo Céu

Sob o Mesmo Céu (Aloha, EUA, 2015) – Nota 6
Direção – Cameron Crowe
Elenco – Bradley Cooper, Emma Stone, Rachel McAdams, Bill Murray, John Krasinski, Danny McBride, Alex Baldwin, Bill Camp, Jaeden Lieberher, Danielle Rose Russell, Elizabeth Marvel, Ivana Milicevic.

Brian Gilcrest (Bradley Cooper) é um ex-militar marcado pelo fracasso em uma missão no Afeganistão que o deixou ferido. Hoje ele trabalha como consultor para um bilionário (Bill Murray) que pretende lançar um satélite utilizando como base uma montanha considerada sagrada pelos nativos do Havaí. 

O papel de Brian é intermediar um acordo com os nativos, com apoio do exército americano que envia a oficial Allison Ng (Emma Stone) para acompanhar a negociação. Resignado e frustrado com o trabalho, Brian ainda sofre ao reencontrar a ex-namorada Tracy (Rachel McAdams), que está casada com seu antigo amigo Woody (John Krasinski). 

Desde o ótimo “Quase Famosos” de 2000 e o maluco “Vanilla Sky” de 2001, o diretor e roteirista Cameron Crowe patina em trabalhos bonitinhos e totalmente vazios. Este “Sob o Mesmo Céu” tem personagens simpáticos que até seguram o roteiro ruim, que mistura lendas havaianas, megalomania capitalista e militar, além de uma história de amor e frustrações bem fraquinha. 

O roteiro é esquemático, apresentando os personagens, criando um conflito e chegando até o final onde tudo se acerta. Por sinal, o clímax do lançamento do foguete é de uma ingenuidade impar. 

Como citei, a simpatia dos personagens mantém o espectador curioso durante dois os primeiros terços do filme, mesmo que os diálogos também sejam no mínimo estranhos. 

É um filme que tem uma “casca” interessante e o conteúdo vazio.

Nenhum comentário: