terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dupla Diferente - Policial & Cachorro










No mundo tudo o que faz sucesso, por menor que seja, acaba sendo copiado e no cinema então é prática extremamente comum. Filmes parecidos lançados as vezes no mesmo ano, cópias de sucessos produzidas a toque de caixa e refilmagens fazem parte do cardápio. Nesta postagem cito dois longas muito parecidos feitos no mesmo ano e que fizeram algum sucesso principalmente no mercado de vídeo que estava no auge ao final dos anos oitenta. O terceiro filme que comento é uma cópia feita para TV que tentou dar uma cara nova ao tema sem sucesso.

Uma Dupla Quase Perfeita (Turner & Hooch, EUA, 1989) – Nota 6
Direção – Roger Spottiswoode
Elenco – Tom Hanks, Mare Winningham, Reginald Veljohnson, Craig T. Nelson, Scott Paulin.

O policial Scott Turner (Tom Hanks) é obcedado por ordem e limpeza, até que precisa proteger um buldogue babão, pois o animal é a única testemunha do assassinato de seu dono. E como sempre, o cachorro vai virar sua vida de pernas por ar, inclusive seu romance como a Dra. Emily (Mare Winningham). O filme segue a mesma linha de K-9 e o resultado é praticamente o mesmo: Trapalhadas do cão, depois o carinho do policial e por final a participação do animal na resolução da trama. A única curiosidade deste longa é conferir uma das várias comédias que Tom Hanks fez nos anos oitenta, antes de se transformar num ator respeitado pela crítica, principalmente após “Filadélfia”. Antes disso, o grande papel de Hanks foi em “Quero Ser Grande”, onde ele recebeu sua primeira indicação para o Oscar.

K–9 – Um Policial Bom Prá Cachorro (K–9, EUA, 1989) – Nota 6
Direção - Rod Daniel
Elenco – James Belushi, Mel Harris, Kevin Tighe, Ed O'Neill, James Handy, Daniel Davis, Cotter Smith, Pruitt Taylor Vince.

O detetive Michael Dooley (James Belushi) é um policial que segue apenas suas regras e por isso ninguém quer ser seu parceiro. Vivendo em guerra com um traficante (Kevin Tighe), ele acaba ganhando como parceiro nesta batalha um pastor alemão especialista em localizar drogas, porém o problema é que o cão trabalha apenas quando quer, além de destruir sua casa e atrapalhar o relacionamento com sua namorada (Mel Harris). A atração do filme é o pastor alemão bagunceiro e preguiçoso Jerry Lee, que atua como se fosse humano. No mais é apenas outra comédia policial mediana, um tipo de filme que James Belushi estrelou várias vezes e por isso acabou voltando para TV e aí sim tendo sucesso com a série “According to Jim”.

K–9000 – Um Policial Mil Vezes Melhor (K–9000, EUA, 1991) – Nota 5
Direção – Kim Manners
Elenco – Chris Mulkey, Catherine Oxenberg, Dennis Haysbert, Dana Gladstone.

Um policial (Chris Mulkey) tem como parceiro um cachorro, mas não um animal comum, este tem implantado no cérebro um chip desenvolvido por uma cientista (Catherine Oxenberg) conectado a um computador que recebe informações, como a localização do animal, distância do alvo que está sendo perseguido, entre outros detalhes que ajudam nas investigações. Esta cópia pálida do razoável K-9 que James Belushi estrelou dois anos antes, tenta ser diferente usando a tecnologia, mas fora isso é apenas um filme policial comum feito para TV. A única curiosidade é a direção de Kim Manners (que faleceu agora em 2009) e que foi o responsável por diversos episódios de “Arquivo X” e produtor de “Supernatural”.

5 comentários:

Ciro Hamen disse...

Clássicos da sessão da tarde e do final da década de 80/começo dos 90. Muitas dicas legais aqui ultimamente!

Abraços!

Thiago disse...

Filmes assim me lembram os clássicos da Sessão da Tarde, como o Ciro disso aí em cima :D
Abraço

Thiago Mb @nomundoagora

Cristiano Contreiras disse...

Puxa, Hugo! Clássicos mesmo, aliás: memoráveis!

Gostava muito dos filmes do Tom Hanks de outrora, antes dele levar os oscar's - sei la, tinham certa 'inocência' nele...abraço e apareça.

Gema disse...

Os dois primeiros eu já vi, o ultimo nem conheço.
Na altura que sairam até gostei deles, mas para ser sincera, acho que agora não iria gostar de revê-los.
Bjks

Hugo disse...

Ciro - Estou misturando filmes antigos com novos nas postagens.

Thiago - Estes filmes passaram dezenas de vezes na sessão da tarde.

Cristiano - Quem viveu naquela época não imaginava que Hanks se tornaria um grande astro. O negócio dele eram as comédias.

Gema - Concordo com vc, são filmes que gostamos na época, mas que hoje não teriam uma boa nota numa revisão.

Até mais