domingo, 18 de novembro de 2018

Você Não Conhece o Jack

Você Não Conhece o Jack (You Don't Know Jack, EUA, 2010) – Nota 8
Direção – Barry Levinson
Elenco – Al Pacino, Susan Sarandon, Brenda Vaccaro, John Goodman, Danny Huston, Cotter Smith, David Wilson Barnes, James Urbaniak, Adam Driver.

Anos noventa. O médico aposentado Jack Kevorkian (Al Pacino) sente-se incomodado ao ver pessoas que estão em estado terminal sendo mantidas vivas a todo custo, com alto nível de sofrimento e algumas até mesmo contra o próprio desejo de morrer. 

Ele inicia uma verdadeira cruzada a favor do suicídio assistido, ou seja, dar as pessoas neste estado o direito de escolher morrer com a ajuda de um médico e assim encerrar seu grande sofrimento. 

Apenas com apoio da irmã (Brenda Vaccaro), de um amigo vendedor de suprimentos médicos (John Goodman) e uma ativista (Susan Sarandon), Jack passa a auxiliar pessoas neste tipo de suicídio, chamando a atenção da mídia e da promotoria. 

Batizado pelo mídia como “Doutor Morte” e processado pela promotoria, Jack contrata um advogado arrogante para defendê-lo (Danny Huston). 

Por mais polêmica que seja a história de vida e de luta do doutor Jack Kevorkian, ela é algo que merecia um bom filme como este e também um amplo debate na sociedade. 

Como bem é mostrado no filme, o suicídio assistido pelo qual ele lutava era na verdade a defesa ao direito individual de não querer mais viver. Para os pacientes que o procuravam, a vida não tinha mais valor, o sofrimento diário era algo absurdo. A escolha destas pessoas era mais um ato de humanidade do que de morte. 

Além da história, vale destacar a sóbria atuação de Al Pacino, perfeito como o controverso médico.   

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Muito interessante a história.
Não lembro se já vi esse filme com Al Pacino.
Há pouco comentei um filme sobre esse assunto:"Juventude no Oregon" com Frank Langella

Hugo disse...

Liliane - O tema é polêmico e o filme bastante interessante.

Luli Ap. disse...

Tema polêmico e controverso.
Li e assisti "Como eu era antes de você" apesar de young adult e não tem nem como comparar com Al Pacino, John Goodman, Susan Sarandon e Brenda Vaccaro, acho importante a discussão inteligente sobre o tema.
Posso até não concordar, mas respeito a decisão de quem opta por esse direito.
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - É um tema polêmico que faz pensar. O filme e a atuação de Al Pacino são bem interessantes.

Bjs