quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Hurricane - O Furacão

Hurricane – O Furacão (The Hurricane, EUA, 1999) – Nota 8
Direção – Norman Jewison
Elenco – Denzel Washington, Vicellous Reon Shannon, Deborah Kara Unger, John Hannah, Liev Schreiber, Dan Hedaya, Debbi Morgan, Clancy Brown, Rod Steiger, Vincent Pastore, Badja Djola, David Paymer, Harris Yulin.

Em 1966, Rubin “The Hurricane” Carter (Denzel Washington) é um boxeador de sucesso cotado para disputar o título mundial, porém numa noite ao passear de carro com um amigo em New Jersey, os dois são abordados pela polícia como suspeitos de terem assassinado três pessoas. A busca da polícia pelos culpados, misturada com uma testemunha confusa e um detetive corrupto (Dan Hedaya) que no passado tinha detido Carter quando este era criança, levam a dupla a julgamento e a condenação a prisão perpétua. 

Mesmo com as manifestações de amigos, artistas e atletas, dois julgamentos e várias apelações, além de Carter escrever um livro sobre sua vida, a liberdade não acontece e ele desiste de lutar por justiça. Após vinte anos preso, um jovem estudante (Vicellous Reon Shannon) descobre o livro de Carter e decide conhecer o sujeito que alega ser inocente. Este jovem estudante, junto com três ativistas pelos direitos humanos (Deborah Kara Unger, John Hannah e Liev Schreiber), resolvem investigar novamente o caso para tentar a libertação de Carter. 

O diretor Norman Jewison marcou sua carreira por filmes com conteúdos sérios, ele criticou os sindicatos em “F.I.S.T”, o sistema judiciário americano em “Justiça Para Todos”, a Guerra Fria em “Os Russos Estão Chegando!” e o racismo no clássico “No Calor da Noite” e neste ótimo “Hurricane – O Furacão”. 

Por mais que pareça ficcional, a perseguição do detetive contra o personagem de Denzel Washington consta que realmente existiu e influenciou outras pessoas envolvidas no processo resultando na injusta condenação. O fato de Rubin Carter ser uma pessoa de temperamento forte numa época em que a questão do preconceito contra os negros era muito grande nos Estados Unidos, acirrou ainda mais o ódio do detetive e fez com que parte da opinião pública acreditasse na culpa do lutador. 

O ótimo desempenho de Denzel Washington lhe rendeu uma merecida indicação ao Oscar. Como curiosidade, Rod Steiger que aqui interpreta o juiz, protagonizou “No Calor da Noite” ao lado de Sidney Poitier e na vida real foi um ator envolvido na luta a favor dos direitos humanos e das minorias nos Estados Unidos.
   

3 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Grande papel do Denzel Washington.

J. BRUNO disse...

Nunca assisti este filme, a temática e o tipo de abordagem me interessa bastante. Eu gosto muito do Denzel Washington e não tenho dúvida de que ele seja um grande ator.

http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/09/on-road-o-livro.html

Hugo disse...

Narrador e J. Bruno - Denzel é um ótimo ator, que comprova seu talento quando tem bons papéis a disposição, como no caso deste filme.

Abraço