sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Perigoso Adeus & O Último dos Valentões


O Perigoso Adeus (The Long Goodbye, EUA, 1973) – Nota 7,5
Direção – Robert Altman
Elenco – Elliott Gould, Nina Van Pallandt, Sterling Hayden, Mark Rydell, Henry Gibson, David Carradine, Arnold Schwarzenegger.

O detetive particular Philip Marlowe (Elliott Gould) dá carona a um amigo que deseja viajar ao México e quando volta para os Estados Unidos acaba preso como cúmplice do assassinato da esposa deste amigo. Marlowe é liberado sob fiança assim que chega a notícia de que o amigo se suicidou no México. Em seguida, Marlowe é procurado por um mafioso (Mark Rydell) e seu capanga (Schwarzenegger antes da fama) que cobram do detetive uma dívida do falecido amigo. Precisando de dinheiro, Marlowe aceita o caso de uma mulher (Nina Van Pallandt) que deseja bisbilhotar a vida do marido alcoólatra (Sterling Hayden). 

Baseado num livro de Raymond Chandler, o diretor Robert Altman faz aqui uma homenagem aos filmes noir, porém com a cara do cinema realista dos anos setenta. O protagonista vivido por Elliott Gould é cínico e sofre em várias situações, um verdadeiro anti-herói. 

Como curiosidade, temos a citada participação de Schwarzenegger quando ainda era um desconhecido e de David Carradine, famoso na época pela seriado “Kung Fu”, que faz uma ponta como o companheiro de cela de Elliott Gould. 

O Último dos Valentões (Farewell, My Love, EUA, 1975) – Nota 6,5
Direção – Dick Richards
Elenco – Robert Mitchum, Charlotte Rampling, John Ireland, Sylvia Miles, Anthony Zerbe, Harry Dean Stanton, Jack O’Halloran, Joe Spinell, Sylvester Stallone.

O detetive Philip Marlowe (Robert Mitchum) é contratado pelo ex-presidiário Moose Malloy (Jack O’Halloran) para encontrar sua amada Velma. O problema é que Velma desapareceu há seis anos e durante a investigação, Marlowe se envolve com a jovem esposa (Charlotte Rampling) de um juiz, além de precisar lidar com uma dupla de policiais (John Ireland e Harry Dean Stanton) que investigam vários assassinatos ligados a Moose Malloy. 

O longa segue uma trama ao estilo noir, adaptando um livro de Raymond Chandler que tem como protagonista o detetive Philip Marlowe, que foi interpretado por Humphrey Bogart no clássico “A Beira do Abismo”. Aqui a interpretação de Robert Mitchum é competente, ele cria com perfeição o detetive cínico que conhece o submundo, porém o filme hoje parece um pouco envelhecido, tanto pelas cenas de ação, apenas algumas trocas de tiros, quanto pela trama um pouco confusa, mas que mesmo assim fará o espectador mais atento não demorar para descobrir o desfecho. 

Como informação, temos a pequena participação de Stallone pouco tempo antes de ficar famoso com “Rocky – Um Lutador”, além disso Mitchum voltaria ao papel de Marlowe três anos depois em “A Arte de Matar”.

4 comentários:

Unknown disse...

Tó com esse Último dos Valentões para ver faz tempo, mas ainda não tive oportunidade.

Hugo disse...

Celo - Filme apenas razoável.

Abraço

O Narrador Subjectivo disse...

The Long Goodbye é um dos mais originais filmes de detectives que há, gosto imenso daquele estilo casual.

Hugo disse...

Narrador - É outro bom filme de Robert Altman.

Abraço