quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Morte Sem Honra & Assassinato em Greenwich


Morte Sem Honra (Resting Place, EUA, 1986) – Nota 6,5
Direção – John Korty
Elenco – John Lithgow, Morgan Freeman, CCH Pounder, Frances Sternhagen, John Philbin, G. D. Spradlin, Richard Brooks, M. Emmet Walsh, Richard Bradford.

Em 1972, o Major Laird (John Lithgow) é encarregado de levar de volta para a família o corpo de um soldado morto em combate no Vietnã. Porém chegando a pequena cidade, os pais do soldado (Morgan Freeman e CCH Pounder) não conseguem enterrar o filho no cemitério local por ele ser negro, mesmo ele tendo servido o país e morrido como herói, o que dá início a uma luta por justica na cidade. O Major que a princípio não conhecia o soldado, simpatiza com a situação e tenta descobrir quem na verdade era o rapaz para ajudar na luta dos pais. 

Este razoável drama tem a questão do racismo como ponto principal, sem se aprofundar no tema, porém mostrando como as mudanças podem demorar a ocorrer e a serem aceitas, mas que apenas a luta com respeito e dignidade pode dar um empurrão necessário para acelerar este processo.

Assassinato em Greenwich (Murder in Greenwich, EUA, 2002) – Nota 6
Direção – Tom McLoughlin
Elenco – Christopher Meloni, Robert Forster, Maggie Grace, Toby Moore, Jon Foster, Andrew Mitchell.

Em 1975, a jovem Martha Moxley (Maggie Grace de “Lost”) foi encontrada brutalmente assassinada no terreno onde ficava a mansão de sua família, na localidade de Belle Haven em Greenwich. Como o local é uma comunidade fechada de pessoas ricas e os suspeitos principais eram os irmãos Skakel (Toby Moore e Jon Foster), jovens parentes da família Kennedy, a situação que dificultou a investigação e o caso não foi solucionado. 

Em 2002, o ex-policial Mark Fuhrman (Christopher Meloni), famoso por seu envolvimento no caso de O. J. Simpson e por ter escrito um livro sobre o assunto, decide investigar o assassinato da jovem Moxley. Fuhrman chega a Belle Haven com um escritor que o auxilia (Andrew Mitchell), o que desagrada a comunidade, já que ninguém deseja mexer no caso. A dupa contará com ajuda apenas de um policial aposentado (Robert Forster) que trabalhou no caso original, mas não teve apoio algum para chegar ao culpado. 

Este longa para tv é baseado num caso real que poderia render um ótimo filme, mas as limitações das produções do tipo resultaram numa obra apenas correta. É interessante a escolha do diretor em que colocar atriz Maggie Grace para narrar a vida de sua personagem, mostrando em flashback como ela se envolveu com os irmãos e o porque de seu assassinato. No final a história é mais interessante do que a realização.

Nenhum comentário: