domingo, 16 de setembro de 2012

Line of Duty

Line of Duty (Line of Duty, Inglaterra, 2012) – Nota 8
Direção – David Caffrey & Douglas Mackinnon
Criador – Jed Mercurio
Elenco – Lennie James, Martin Compston, Vicky McClure, Adrian Dunbar, Neil Morrissey, Craig Parkinson, Kate Ashfield, Paul Higgins, Gina McKee.

Produzida pela BBC como uma minissérie em cinco episódios, “Line of Duty” fez grande sucesso na tv inglesa, que esta a transformou numa série que deverá ter uma segunda temporada em 2013. 

A intrincada trama começa com uma desastrada ação de um grupo antiterrorismo, que por engano mata um imigrante muçulmano. O sargento Steve Arnott (Martin Compston) era o responsável pela ordem que foi cumprida com erro por alguns policiais. Arnott decide falar a verdade sobre o erro, mesmo indo contra seu superior, o que faz com que ele seja transferido para a corregedoria. 

No novo departamento, Arnott recebe a missão de seu superior Hastings (Adrian Dunbar) de ajudá-lo a provar que o renomado inspetor Tony Gates (Lennie James) escolhe os casos que pode resolver, arquivando os considerados sem importância, para desta forma manipular os resultados de seu departamento. Junto com Arnott e Hastings, a policial Kate Fleming (Vicky McClure) se infiltra na equipe de Gates para tentar conseguir provas de corrupção contra o sujeito. Para complicar, Gates ainda tem um caso com a ex-esposa de um milionário (Gina McKee), que se envolve num suspeito acidente de automóvel. 

Estes detalhes são apenas o início de história, que envolve lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, corrupção policial e muita violência. O grande acerto do roteiro é amarrar as várias pontas da trama como se fosse um jogo de xadrez, onde cada personagem age de acordo com seus interesses, mesmo que tenha de esconder informações ou trair companheiros. As disputas de egos e interesses entre os policiais, o jogo político dos superiores e a ineficiência de outros policiais mostram uma polícia inglesa tão confusa e corrupta quanto a de um país de terceiro mundo. 

No elenco vale destacar Lennie James, conhecido por papéis em “Snatch – Porcos e Diamantes”, na cancelada série “Jericho” e uma pequena participação no primeiro episódio de “The Walking Dead”. Ele cria aqui com talento um inspetor habilidoso, mas que se deixa levar pela arrogância de quem acredita que estar acima da lei. 

O resultado é uma ótima minissérie que tem potencial para se transformar numa série de sucesso.

Nenhum comentário: