sábado, 29 de setembro de 2012

Marnie, Confissões de um Ladra

Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie, EUA, 1964) – Nota 7
Direção – Alfred Hitchcock
Elenco – Sean Connery, Tippi Hedren, Diane Baker, Martin Gabel, Louise Latham, Alan Napier.

Margareth “Marnie” Edgar (Tippi Hedren) é uma jovem que após conseguir empregos por causa de sua beleza, procura ganhar a confiança das pessoas do local para na primeira oportunidade roubar o cofre. Após dar um golpe num contador (Martin Gabel), Marnie muda a cor do cabelo e procura emprego na editora Rutland, sem saber que o proprietário Mark Rutland (Sean Connery) a conhece do trabalho anterior. Ao invés de dispensá-la ou chamar a polícia, Mark a contrata com o objetivo de descobrir porque ela é um ladra e também por estar atraído pela jovem. 

Sendo um dos filmes menores de Hitchcock, produzido numa época pós seus grandes trabalhos, o longa peca pelo ritmo irregular e por um roteiro apenas razoável, que até explora com criatividade um trauma do passado da jovem Marnie, utilizando a cor vermelha como gatilho para uma espécie de síndrome do pânico da personagem e em contrapartida a cor verde aparece em vários objetos de diversas sequências. 

O roteiro falha ainda nos fracos coadjuvantes, inclusive na cunhada do personagem de Connery vivida pela bela Diane Baker, que parece não ter sentido algum sua presença na trama. 

Como curiosidade, a atriz Tippi Hedren que no ano anterior estrelou outro filme de Hitchcock, o superior “Os Pássaros”, aqui mostra que não tinha grande talento, o que foi comprovado no restante de sua carreira que ficou relegada a pequenos papéis. Hoje ela é mais conhecida por ser a mãe de Melanie Griffith, que por sinal também não é lá grande atriz.    

3 comentários:

Victor Ramos (Jerome) disse...

Esse é um dos clássicos de Hitchcock que ainda não vi.

Estou com A Sombra de uma Dúvida para ver ainda.

Abs!!

Injeção Cinéfila

renatocinema disse...

Rapaz por ser um dos filmes "menores" do mestre....nunca me chamou a atenção.

Ao termos tantas opções e tão pouco tempo.......nos obriga a uma pré-seleção.

Esse realmente não me atrai.

Abraços

Hugo disse...

Victor - Este que você citou eu ainda não assisti.

Renato - Concordo, as opções são muitas realmente e na maioria das vezes o tempo curto.

Abraço