terça-feira, 25 de setembro de 2012

4:44 Último Dia na Terra

4:44 Último Dia na Terra (4:44 Last Day on Earth, EUA, 2011) – Nota 5,5
Direção – Abel Ferrara
Elenco – Willem Dafoe, Shanyn Leigh, Paul Hipp, Natasha Lyonne, Anita Pallenberg, Dierdra McDowell, Paz de La Huerta.

A camaza de ozônio foi destruída e os cientistas declaram que a Terra entrará em colapso as 4:44hs de um determinado dia. Na última noite antes do fim do mundo, o casal Cisco (Willem Dafoe) e Skye (Shanyn Leigh) vive em Nova York e procura se despedir de amigos e familiares. Cisco conversa com amigos pelo celular, através da internet e até mesmo visita seu antigo fornecedor de drogas. Enquanto isso, Skye que é pintora, tenta finalizar sua última obra e se despedir da mãe (Anita Pallenberg) através do Skype. 

Nos últimos anos várias produções abordaram o fim do mundo como tema, na maioria dos casos mostrando o caos e o desespero que toma conta da população. Neste filme o polêmico diretor Abel Ferrara inverte o foco, sua escolha é mostrar os sentimentos, a angústia de pessoas que tentam enfrentar a situação sem desespero e que no fundo tem a esperança de que a tragédia não se consumará. 

A ideia é interessante, porém a realização peca pela narrativa lenta e o roteiro que faz uma crítica rasa a destruição do meio ambiente pelo homem, parecendo não ir para lugar algum, assim como os depoimentos vazios de vários gurus que aparecem filosofando para explicar o fim do mundo em reportagens de tv dentro do longa. 

Mesmo com uma boa interpretação de Willem Dafoe, o filme decepciona, assim como a direção de Ferrara, provavelmente em seu trabalho mais fraco.

2 comentários:

Luís disse...

Não sabia desse filme, nem sequer tinha ouvido falar sobre ele. Não sei se o assunto me interessa muito, sobretudo porque esses filmes com temas que abordam o fim do mundo

Hugo disse...

Luís - Eu gosto da temática, porém o desenvolvimento deste filme é quase experimental, filosófica e vazio ao mesmo tempo.

Abraço