sábado, 22 de setembro de 2012

Utopia e Barbárie

Utopia e Barbárie (Brasil, 2009) – Nota 8
Direção – Silvio Tendler
Documentário

O documentarista Silvio Tendler (“Os Anos de JK” e “Jango”) viajou para diversos países por quase vinte anos e registrou depoimentos de personalidades sobre a utopia de um mundo socialista, visão de grande parte da juventude após a Segunda Guerra Mundial e por consequência a barbárie das ditaduras e guerras que eclodiram neste período e acabaram com os sonhos de uma geração. 

O documentário é claramente de esquerda, temos depoimentos de várias figuras que participaram da luta armada no Brasil durante a ditadura, inclusive Dilma Roussef, que na época era pré-candidata a presidente, o que deixa no ar a impressão de ser uma ajuda na campanha, já que apesar das controvérsias, a importância de Dilma na resistência à ditadura foi pequena, mesmo assim o fato não diminui a força do documentário. Por outro lado, Tendler entrevistou também o poeta Ferreira Gullar, figura expressiva contra a ditadura, mas que era totalmente contra a luta armada. 

Tendler entrevistou ainda figuras singulares, como o general Giap que liderou o exército vietnamita nas guerras contra a França e os EUA, tendo vencido as duas com sua estratégia. É curioso saber que antes da guerra contra a França, Giap era um professor de história que nem imaginava se tornar militar. Vale destacar ainda depoimentos do escritor Eduardo Galeano, da escritora Susan Sontag, do dramaturgo Augusto Boal, dos diretores de cinema Denys Arcand, Gilo Pontecorvo, Amos Gitai e Fernando Solanas, entre outros. 

Tendler acerta ao seguir uma linha do tempo, mostrando a Revolução Cubana, o Golpe no Brasil em 1964, a Primavera de Praga em 1968 que fez os jovens saírem as ruas por todo o mundo, a Guerra do Vietnã, a luta entre israelenses e palestinos, as ditaduras sulamericanas apoiadas pela terrível Operação Condor, até a redemocratização nos anos oitenta e o fracasso do Governo Collor. 

O resultado é um belíssimo e esclarecedor documento histórico.

Nenhum comentário: