segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Perigo na Noite, Seduzido Pelo Perigo & Ritual de Sangue

 


Perigo na Noite (Someone to Watch Over Me, EUA, 1988) – Nota 6,5
Direção – Ridley Scott
Elenco – Tom Berenger, Mimi Rogers, Lorraine Bracco, Jerry Orbach, John Rubinstein, Andreas Katsulas, Mark Moses, Daniel Hugh Kelly, Harley Cross.

Mike (Tom Berenger) é um policial respeitado casado com Ellie (Lorraine Bracco) e pai de um garoto. Quando ele recebe a missão de proteger a socialite Claire (Mimi Rogers), que está ameaçada por ter testemunhado um mafioso (Andreas Katsulas) cometendo um assassinato, as diferenças de classe social e de estilo de vida não impedem que aos poucos os dois iniciem um relacionamento proibido. 

Na época, este filme foi lançado com uma grande expectativa de sucesso, muito por ser o primeiro trabalho com uma temática adulta após Ridley Scott ter dirigido “Blade Runner” seis anos antes. Entre os dois ele comandou a fantasia infanto-juvenil “A Lenda” que fracassou. 

Este “Perigo na Noite” teve uma recepção morna, muito por ser um filme que mesmo com uma bela produção e uma ótima fotografia, o roteiro explora uma história básica de traição e praticamente não entrega ação alguma. 

Existia também a curiosidade por ser o primeiro papel de destaque da atriz Mimi Rogers, que estava na mira da imprensa por ter se casado com Tom Cruise no ano anterior. Mesmo na ativa até hoje, a atriz seguiu uma carreira apenas mediana. 

Vale citar a participação de Jerry Orbach como o tenente de polícia, lembrando que pouco tempo depois o ator seria escalado para o papel do detetive Lennie Briscoe na série “Law & Order” em que trabalhou por quatorze anos até falecer em 2004.

Seduzido Pelo Perigo (Body Language, EUA, 1995) – Nota 5,5
Direção – George Case
Elenco – Tom Berenger, Nancy Travis, Heidi Schanz, Dayton Callie, Robert Patrick.

Gavin (Tom Berenger) é um advogado que defende um chefão da máfia (Dayton Callie), porém termina se envolvendo com a bela esposa do criminoso (Heidi Schanz), que o convence a participar de um plano para matar o marido. 

Suspense com toques de erotismo com trama noir requentada que remete a dezenas de filmes semelhantes dos anos noventa. Esta foi uma das várias escolhas ruins do ator Tom Berenger. Destaque para a beleza das atrizes Nancy Travis e Heidi Schanz.

Ritual de Sangue (Last Rites, EUA / México, 1988) – Nota 5,5
Direção – Donald P. Bellisario
Elenco – Tom Berenger, Daphne Zuniga, Chick Vennera, Anne Twomey, Paul Dooley, Adrian Paul.

Quando a esposa de um mafioso mata seu marido adúltero, a jovem amante Angela (Daphne Zuniga) foge e procura abrigo na igreja do padre Michael (Tom Berenger). A princípio ingênuo, o padre acredita na jovem e aos poucos não consegue controlar sua atração. 

Escrito e dirigido por Donald P. Bellisario, famoso produtor e roteirista de séries clássicas como “Magnum” e “Kojak”, este longa tem uma premissa que tenta ser polêmica ao explorar a luta do padre contra suas tentações, além da relação com os criminosos que convivem ao seu redor, porém o desenvolvimento da história e as poucas sequências de violência deixam bastante a desejar.

Nenhum comentário: