sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Dinheiro Fácil

 


Dinheiro Fácil (Dumb Money, EUA, 2023) – Nota 7
Direção – Craig Gillespie
Elenco – Paul Dano, Pete Davidson, Seth Rogen, Shaylene Woodley, Vincent D’Onofrio, America Ferrera, Myha’la Herrold, Nick Offerman, Anthony Ramos, Talia Ryder, Sebastian Stan, Kate Burton, Clancy Brown, Rushi Kota, Larry Owens, Dane DeHaan, Olivia Thirlby.

Em 2001, Keith Gill (Paul Dano) utiliza suas horas vagas para postar vídeos sobre investimentos, inclusive mostrando para os seguidores sua carteira de ações. Quando ele decide apostar cinquenta mil dólares em ações de uma empresa decadente chamada GameStop, o fato chama a atenção de vários pequenos investidores que seguem o mesmo caminho, elevando o valor das ações e transformando em desespero a vida dos administradores do fundo que terão de bancar uma enorme quantia quando as ações forem vendidas. 

Este longa baseado em uma história real que tomou proporções enormes é detalhada de forma divertida e também com uma simplicidade nos detalhes que até mesmo quem não conhece o mercado de ações vai entender a situação. 

Muitas pessoas olham para o filme como uma luta de pobres contra milionários, quando na verdade o que vemos é a busca pela fortuna que se casa perfeitamente com o famoso meme em que um sujeito pergunta para várias pessoas quem odeia os ricos e todos levantam as mãos. Ao perguntar quem deseja ficar rico, também todos levantam as mãos também. 

Destaque para a narrativa, a montagem criativa e o elenco, principalmente o protagonista de Paul Dano, seu irmão rebelde vivido por Pete Davidson e a enfermeira apostadora de America Ferrera.

Nenhum comentário: