terça-feira, 26 de dezembro de 2023

O Valor da Vida, Tensão & Uma Vida Quase a Dois

 


O Valor da Vida (My Name Is Bill W., EUA, 1989) – Nota 7,5
Direção – Daniel Petrie
Elenco – James Woods, James Garner, Jobeth Williams, Fritz Weaver, Robert Harper, Gary Sinise, George Coe.

Nova York, anos vinte. Bill Wilson (James Woods) trabalha como corretor na Bolsa de Valores e também abusa da bebida. Quando acontece a chamada “Crise de 1929”, ele perde todo seu dinheiro e se entrega de vez a bebida. O destino o faz cruzar o caminho do médico Robert Holbrook Smith (James Garner), que também é alcoólatra. A vida leva a dupla a criar um grupo de apoio, que mais tarde se tornaria o famoso “Alcoólicos Anônimos”, o AA. 

Este sensível e doloroso filme produzido para a tv foca em sua maior parte na vida de Bill Wilson antes do AA, detalhando como sua carreira e seus relacionamentos pessoais foram abalados pelo vício na bebida. Destaque para a grande atuação de James Woods que rendeu um Prêmio Emmy.

Tensão (The Boost, EUA, 1988) – Nota 6,5
Direção – Harold Becker
Elenco – James Woods, Sean Young, John Kapelos, Steven Hill, Grace Zabriskie, John Rothman,

Lenny Brown (James Woods) é um ganancioso corretor de imóveis que se muda para a Califórnia com o objetivo de fazer fortuna. Junto com o sócio Joel (John Kapelos), Lenny começa a usar cocaína e aproveitar a vida ao lado da esposa Linda (Sean Young). Quando o negócio entra em crise, a vida de Lenny também começa a afundar. 

O roteiro deste longa segue o formato de ascensão e queda comum aos viciados que por algum momento conseguem ganhar muito dinheiro e gastam como se não houvesse amanhã. James Woods consegue transmitir com talento os altos e baixos do personagem, diferente da fraca atuação da bela Sean Young como sua esposa.

Uma Vida Quase a Dois (The Boys, EUA, 1991) – Nota 6,5
Direção – Glenn Jordan
Elenco – James Woods, John Lithgow, Joanne Gleason, Eve Gordon, Alan Rosenberg.

Walter (James Woods) e Artie (John Lithgow) são roteiristas que trabalham juntos há muito tempo. Quando Walter descobre ter um tumor no pulmão, o fato abala Artie, principalmente por ele ser fumante e muito provavelmente o causador da doença no amigo. Walter tentará colocar sua vida em ordem antes de partir. 

Este doloroso drama é inspirado em uma história real de dois roteiristas que eram parceiros. O roteiro tem como ponto principal a força da amizade, quando ela é posta à prova em momento de profunda crise. Destaque para as atuações de James Woods e John Lithgow.

Nenhum comentário: