quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

O Massacre de Chicago & Nitti: O Executor

 


O Massacre de Chicago (The St. Valentine's Day Massacre, EUA, 1967) – Nota 6,5
Direção – Roger Corman
Elenco – Jason Robards, George Segal, Ralph Meeker, Jean Hale, Frank Silvera, Joseph Campanella, Bruce Dern

Em 14 de fevereiro de 1929, no dia de São Valentino, capangas de Al Capone (Jason Robards) assassinaram vários membros da gangue de Bugs Moran (Ralph Meeker), seu grande inimigo no negócio de venda de bebidas ilegais em Chicago durante a chamada Lei Seca. 

Este bom filme detalha os acontecimentos que levaram até o fatídico dia, mostrando as disputas e traições entres os vários envolvidos que tinham o objetivo de dominar a cidade. 

A grande curiosidade é a direção de Roger Corman, que desde o final dos anos cinquenta produzia filmes de baixo orçamento e que aqui teve um dos poucos trabalhos em parceria com um grande estúdio e protagonizado por atores famosos como Jason Robards e George Segal. 

Consta que mesmo com a boa reconstituição de época e as diversas sequências de tiroteios, Corman gastou um valor menor do que o previsto no orçamento, situação habitual por toda sua carreira. Vale destacar ainda a narração em off que explica situações e características de cada personagem.

Nitti: O Executor (Frank Nitti: The Enforcer, EUA, 1988) – Nota 5,5
Direção – Michael Switzer
Elenco – Anthony LaPaglia, Vincent Guastaferro, Trini Alvarado, Michael Moriarty, Mike Starr, Michael Russo, Hank Azaria.

Frank Nitti (Anthony LaPaglia) é um imigrante italiano que ao fazer amizade com o notório gângster Al Capone (Vincent Guastaferro) se torna seu braço direito no mundo do crime da Chicago dos anos trinta. 

Este longa produzido para a tv claramente foi inspirado no sucesso que o clássico “Os Intocáveis” dirigido por Brian DePalma no ano anterior. Por incrível que pareça, aqui a história de Nitti é contada bem mais próxima da realidade, porém de uma forma rasa. É quase impossível detalhar mais profundamente os diversos acontecimentos marcantes da vida do criminoso em uma hora e meia de duração. 

O elenco também é fraco, principalmente o canastrão Vincent Guastaferro interpretando Al Capone, enquanto Anthony LaPaglia sempre foi um ator de expressão única, ou seja, longe do ideal para interpretar um personagem complexo.

Nenhum comentário: