sábado, 16 de dezembro de 2023

BlackBerry

 


BlackBerry (BlackBerry, Canadá. 2023) – Nota 7
Direção – Matt Johnson
Elenco – Jay Baruchel, Glenn Howerton, Matt Johnson, Cary Elwes, Michael Ironside, Rich Sommer, Martin Donovan, Saul Rubinek, SungWon Cho,

Canadá, 2002. Mike Lazaridis (Jay Baruchel) e seu amigo Doug Fregin (Matt Johnson) são nerds que criaram um protótipo de telefone celular com teclado acoplado que consegue enviar e-mails. Mesmo sem talento para apresentar o projeto, eles terminam chamando a atenção do executivo canalha Jim (Glenn Howerton), que não entende de tecnologia, mas é expert em negócios. Juntos eles tentam produzir e alavancar a venda dos celular batizado como BlackBerry. 

Este longa é baseado em uma história real, porém através de situações e diálogos fictícios criados pela imaginação do diretor e roteirista Matt Johnston. A ideia é mostrar Lazaridis e Fregin como adultos que agem como adolescentes, com o primeiro sendo extremamente inseguro e manipulável, enquanto o segundo é o típico moleque rebelde que adora games. O terceiro elo da empresa foi mostrar Jim como um obcecado por sucesso e dinheiro a qualquer preço. Estes personagens exagerados se casam bem com a narrativa que beira a comédia em vários momentos. 

A história real é mais uma daquelas que deixam claro que o sucesso de algo novo muitas vezes tem data de validade, quando concorrentes buscam inovações e atropelam quem acreditava dominar o mercado.

Nenhum comentário: