segunda-feira, 13 de maio de 2019

Estrangulado

Estrangulado (A Martfui Rem, Hungria, 2016) – Nota 7,5
Direção – Arpad Sopstis
Elenco – Karoly Hajduk, Gabor Jaszberenyi, Zsolt Anger, Peter Barnai, Zsolt Trill, Zsofia Szamosi.

Martfui, Hungria, 1956. Uma mulher é assassinada e a polícia prende o amante que havia abandonado a esposa há pouco tempo. Torturado pela polícia, Reti (Gabor Jaszberenyi) confessa o crime e termina condenado. 

Sete anos depois, ocorre um crime semelhante que desperta a curiosidade de um jovem promotor (Peter Barnai). Ao investigar o caso, o promotor descobre outros crimes que podem comprovar que Reti era inocente e que o verdadeiro assassino ainda está a solta. 

Esta história real lembra bastante os crimes cometidos pelo serial killer conhecido como Chikatilo que matou diversas pessoas em Rostov na União Soviética durante os anos oitenta e que rendeu os bons filmes “Cidadão X” e “Evilenko”

Assim como no caso soviético, aqui os crimes ficaram impunes por muitos anos por causa da corrupção, da incompetência policial e principalmente da arrogância das autoridades comunistas que se negavam a aceitar que pudesse existir um serial killer em seus países, fato que seria considerado uma fraqueza do regime. 

Este filme húngaro incomoda bastante o espectador por causa do clima sombrio e da forma crua como as sequências dos crimes são detalhadas, além das sinistras cenas de sexo ligadas aos assassinatos.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Apesar da temática sombria e a violência, levo a indicação já que sou fã de suspense e thriller investigativo, além de ser um caso real.
Ótima semana pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - É uma ótima opção para quem gosta desse tipo de suspense.

Bjs

Marília Tasso disse...

Ótimo filme, tem uma ambientação incrível e a violência impacta de verdade.

Hugo disse...

Marília - O clima é perfeito e assustador.