quarta-feira, 29 de maio de 2019

Backstabbing for Beginners

Backstabbing for Beginners (Backstabbing for Beginners, Dinamarca / Canadá / EUA, 2018) – Nota 6,5
Direção – Per Fly
Elenco – Theo James, Ben Kingsley, Jacqueline Bisset, Rossif Sutherland, Rachel Wilson, Brian Markinson, Belçim Bilgin.

Em 2003, o jovem Michael Soussan (Theo James) consegue de forma surpreendente o emprego de assistente do diretor da ONU chamado Pasha (Ben Kingsley), que comanda um controverso programa chamado “Petróleo por Comida” que funciona no Iraque. 

Não demora para o jovem idealista perceber que o programa é apenas a fachada para uma rede de corrupção que envolve poderosos. 

O longa é baseado em um livro do verdadeiro Michael Soussan que descreve toda a sujeira que testemunhou enquanto trabalhou no citado projeto da ONU. Os crimes foram além da corrupção, seguindo para ameaças, mortes suspeitas e assassinatos. 

Ao mesmo tempo em que a complexidade da trama passa uma impressão de ser uma grande história, por outro lado a enorme quantidade de detalhes acabam atrapalhando um pouco a narrativa. 

A trama lembra os livros de John Grisham como “A Firma” e “O Homem que Fazia Chover”, em que um protagonista precisa enfrentar a corrupção, porém a história dá várias voltas e parece terminar sem uma solução adequada. 

O resultado é um filme apenas razoável.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Sempre fico curiosa com filmes baseados em livros.
Gosto demais do Ben Kingsley, ator versátil e maravilhoso em suas atuações.

Hugo disse...

Luli - A história é complexa e poderia ter rendido um filme melhor.

Bjs