segunda-feira, 27 de maio de 2019

A 100 Passos de um Sonho

A 100 Passos de um Sonho (The Hundred-Foot Journey, EUA / Índia / Emirados Árabes Unidos, 2014) – Nota 6
Direção – Lasse Hallstrom
Elenco – Helen Mirren, Om Puri, Manish Dayal, Charlotte Le Bon, Amit Shah, Farzana Dua Elahe.

Durante um conflito em Mumbai na Índia, a família de Papa (Om Puri) é atacada por rebeldes, tem seu restaurante incendiado e sua esposa morre em meio às chamas. Para tentar reconstruir a vida, Papa parte para a Europa com seus cinco filhos. 

A ideia original de seguir até a Holanda é modificada quando a família passa por uma pequena cidade no interior da França. Papa decide abrir um restaurante de comida indiana em frente a um famoso restaurante que tem um Estrela Michelin comandada pela arrogante Madame Mallory (Helen Mirren), dando início a uma rivalidade. 

O diretor sueco Lasse Hallstrom é especialista em dramas edificantes e familiares, algumas vezes resvalando no melodrama. Os grandes problemas neste filme são o roteiro que muda de direção pelo menos duas vezes e o desenvolvimento dos personagens repletos de clichês. 

O conflito de costumes entre os protagonistas é deixado de lado em prol do politicamente correto, enquanto que o personagem do filho de Papa vivido por Manish Dayal, que se mostra um grande chef ,também tem uma rápida mudança de comportamento durante a apressada meia-hora final. 

Os destaques ficam para as atuações de Helen Mirren, perfeita como a madame de elite e do falecido Om Puri, que entrega um personagem cheio de paixão pela vida.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Anotei esse filme para procurar mas tenho dúvida se já assisti.
Uma história de restaurante em frente ao outro é o que me chamou atenção.
Liliane

Hugo disse...

Liliane - A premissa é bem legal, mas o desenrolar da história é bastante irregular.