quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Os Diários Zen de Garry Shandling

Os Diários Zen de Garry Shandling (The Zen Diaries of Garry Shandling, EUA, 2018) – Nota 8
Direção – Judd Apatow
Documentário

Mesmo sendo pouco conhecido fora dos Estados Unidos, o comediante Garry Shandling deixou um grande legado ao gênero. 

Falecido em 2016, Shandling criou um novo estilo de comédia com a sitcom “The Garry Shandling Show” que foi ao ar de 1986 a 1990. No sitcom, Garry conversava com a plateia e com a câmera, quebrando a chamada “quarta parede”. 

Ele chegou a apresentar o famoso programa de entrevistas “Tonight Show” em algumas oportunidades nos anos noventa, porém recusou o convite para ser o apresentador fixo. Ele preferiu criar o sitcom “The Larry Sanders Show”, em que interpretava também um apresentador de talk show e mostrava os bastidores deste tipo de programa. O sitcom passou aqui no Brasil em canal fechado nos anos noventa. 

Este documentário dirigido por Jude Apatow, diretor de comédias como “Superbad”, é uma homenagem ao comediante. Apatow foi roteirista parceiro de Shandling e herdou os diários que o comediante deixou. 

Shandling anotava pequenas frases para captar sua vida e seus sentimentos naquele momento. Apatow utilizou estas frases dos diários para detalhar a vida do amigo, ao lado de depoimentos de diversos nomes ligados a comédia, entre eles Jim Carrey, Bob Saget e Kevin Nealon.

O doc está dividido em duas partes de duas horas cada, mas em momento algum se mostra cansativo. 

Para quem gosta de comédia inteligente, vale a pena conhecer um pouco do trabalho de Garry Shandling.

Nenhum comentário: