sábado, 23 de março de 2024

Vidas Passadas

 


Vidas Passadas (Past Lives, EUA / Coreia do Sul, 2023) – Nota 7,5
Direção – Celine Song
Elenco – Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro.

Aos doze anos de idade, Hae Sung e Nora vivem um amor infantil e são separados quando a família dela decide sair da Coreia do Sul para morar nos EUA. Hae Sung (Teo Yoo) e Nora (Greta Lee) se reencontram após doze anos da separação e novamente após vinte e quatro anos, tentando encontrar um caminho que parece nunca se acertar. 

Este sensível longa é inspirado numa história real vivida pela diretora e roteirista Celine Song. A história pode ser analisada por alguns ângulos. A força do primeiro amor, principalmente quando ele jamais foi consumado e se torna uma lembrança de algo que poderia ter sido ótimo. 

As mudanças pessoais que acontecem com o passar da idade, com os aprendizados e o foco em novos objetivos. E o ponto que me parece o mais forte aqui é a questão das tradições culturais, que faz com a protagonista escolha manter distância de suas raízes. A cena final deixa claro o peso das escolhas pessoais.

Como ponto negativo, a narrativa extremamente lenta, com muitos diálogos e situações que parecem alongadas além do ideal, fazendo o filme passar do contemplativo para o cansativo em alguns momentos.

Nenhum comentário: