quinta-feira, 14 de março de 2024

The Great Escaper

 


The Great Escaper (The Great Escaper, Inglaterra / Suécia, 2023) – Nota 8
Direção – Oliver Parker
Elenco – Michael Caine, Glenda Jackson, John Standing, Danuelle Vitallis, Laura Marcus, Will Fletcher.

Em junho do 2014, Bernard Jordan (Michael Caine) está com noventa anos morando com sua esposa Irene (Glenda Jackson) em uma casa de repouso. Mesmo doente, a esposa apoia a ideia de Bernard em viajar da Inglaterra até a França para a comemoração dos setenta anos do Dia D. 

Este drama baseado em uma história real é contado de forma extremamente sensível pelo diretor Oliver Parker, que na minha opinião resulta em seu melhor filme. O roteiro consegue ao mesmo dosar emoção, pitadas de comédia nos diálogos, reflexões sobre a terceira idade, sobre o fim da vida e os traumas que cada um carrega. 

As ótimas atuações de Michael Caine e Glenda Jackson são perfeitas para o que pede o roteiro. Eles repetem o papel de casal apaixonada que interpretaram em “A Inglesa Romântica” de 1975. São duas notas tristes sobre o filme. 

Michael Caine que hoje dia catorze de março completa noventa e um anos, deu uma entrevista dizendo que vai se aposentar. Outra notícia ainda mais triste é que a atriz Glenda Jackson faleceu aos oitenta e sete anos antes do lançamento do filme. Ela que havia se afastado das telas no início dos anos noventa para se envolver com a política, tendo sido eleita deputada. 

Para quem gosta de dramas sobre a vida real, este longa é uma ótima opção.

Nenhum comentário: