sexta-feira, 22 de março de 2024

Marinheiro de Guerra


Marinheiro de Guerra (Krigsseileren, Noruega / Alemanha / Malta, 2022) – Nota 8
Direção – Gunnar Vikenne
Elenco – Kristoffer Joner, Pal Sverre Hagen, Ine Marie Wilmann, Alexandra Gjerpen, Arthur Hakalahti.

Noruega, 1939. Em uma cidade litorânea, os amigos Alfred (Kristoffer Joner) e Sigbjorn (Pal Sverre Hagen) conseguem trabalho como marinheiros em um navio mercante que viajará pelo mundo durante dezoito meses. 

Precisando do dinheiro, Alfred convence a esposa Cecilia (Ine Marie Wilmann) que fica cuidando dos três filhos pequenos do casal. Acreditando que a guerra iria durar pouco, os amigos são surpreendidos quando seu país é invadido pelos nazistas e eles ficam impedidos de retornar para casa. 

Essa ótima minissérie em três episódios detalha uma dolorosa saga de sofrimento e aventura que afetará para sempre a vida da dupla de amigos. O roteiro segue uma ordem cronológica, porém focando em fatos importantes durante pequenos períodos, para até o final detalhar uma história de muitos anos. 

As sequências de suspense e ação intercaladas com o drama são competentes e prendem a atenção do espectador que gosta de histórias sobre guerra. O roteiro foca também nas consequências psicológicas do pós-guerra e nas relações pessoais. Destaque para a atuação da dupla principal, a caprichada parte técnica e a ótima história.

Nenhum comentário: