segunda-feira, 25 de março de 2024

O Cadillac Azul, De Volta Pra Casa & Quatro por Quatro

 

O Cadillac Azul (Coupe de Ville, EUA, 1990) – Nota 7
Direção – Joe Roth
Elenco – Patrick Dempsey, Arye Gross, Daniel Stern, Alan Arkin, Rita Taggart, Annabeth Gish, Joseph Bologna, James Gammon.

Michigan, 1963. Três irmãos de temperamentos diferentes (Patrick Dempsey, Arye Gross e Daniel Stern) são obrigados pelo pai (Alan Arkin) a levarem um belíssimo cadillac azul até a Flórida para ser entregue como presente de aniversário da mãe deles. A viagem também é uma forma encontrada pelo pai para tentar unir os irmãos que brigam entre si por qualquer motivo. 

Este road movie mistura comédia e drama familiar de uma forma divertida e também sensível em alguns momentos. Quem tem irmãos vai se ver em algumas das várias discussões entre o trio principal. Durante a viagem eles cruzam com outros personagens e com situações que mostram a importância da família e da amizade. O destaque do elenco fica para a participação do sempre carismático Alan Arkin, que infelizmente faleceu em 2023.

De Volta Pra Casa (Dutch, EUA, 1991) – Nota 6,5
Direção – Peter Fairman
Elenco – Ed O'Neill, Ethan Embry, Jobeth Williams, Christopher McDonald, Ari Meyers, Elizabeth Daily.

Doyle (Ethan Embry) é um garoto mimado que estuda em um colégio interno e que está revoltado com a separação dos pais. Quando sua mãe (Jobeth Williams) inicia um namoro com o falastrão Dutch (Ed O’Neill) e este fica encarregado de buscar o garoto para o Dia de Ação de Graças, Doyle decide transformar a viagem com o provável futuro padrasto em um inferno. 

Este filme com premissa de sessão da tarde entrega mais do que promete. A trama tem semelhanças com o superior “Antes Só do que Mal Acompanhado”, em que os dois protagonista aos poucos criam uma relação de amizade, mesmo com um deles odiando o outro a princípio. 

O filme tem algumas curiosidades. O ator Ed O’Neill estava no auge da fama com o sucesso da sitcom “Um Amor de Família (Married with Children)” e tentava emplacar uma carreira no cinema, o que não aconteceu. Doze anos depois em 2003, Ed O’Neill protagonizou um remake da famosa série policial dos anos sessenta chamada “Dragnet”, tendo um agora adulto Ethan Embry como seu parceiro novato. A série que era bem produzida e com boas histórias, mas infelizmente foi cancelada no meio da segunda temporada.

Quatro por Quatro (Tail Lights Fade, EUA, 1999) – Nota 5,5
Direção – Malcolm Ingram
Elenco – Breckin Meyer, Jake Busey, Tanya Allen, Denise Richards, Elizabeth Berkley, Jaimz Woolvett, Lisa Marie, Tyle Labine. 

Angie (Tanya Allen), seu namorado Cole (Breckin Meyer) e outro casal (Jake Busey e Denise Richards) precisam chegar ao Canadá o mais rápido possível para tirar pacotes de drogas que estão escondidas na casa do irmão dela, que foi preso. A polícia e também traficantes estão em busca da mercadoria. 

Este é um road movie que mistura comédia, ação e algumas pitadas de drama em meio a situações engraçadas e outras patéticos. É uma diversão descartável e nada mais.

Nenhum comentário: