sábado, 2 de março de 2024

Dias Perfeitos

 


Dias Perfeitos (Perfect Days, Japão / Alemanha, 2023) – Nota 8
Direção – Wim Wenders
Elenco – Koji Yakusho, Tokio Emoto, Arisa Nakano.

Hirayama (Koji Yakusho) é um homem solitário que trabalha limpando banheiros públicos em Tóquio. Ele encara o trabalho que seria odiado por quase todas as pessoas com uma dedicação exemplar, seguindo uma rotina diária que resulta em uma felicidade incomum. 

Quase quarenta anos depois de “Paris, Texas” e “Asas do Desejo”, que eu considero as melhores obras de sua carreira, o diretor alemão Wim Wenders entrega um longa que alcança ou pelo menos chega perto do mesmo nível. 

Com uma história que parece simples, mas que esconde camadas na personalidade do protagonista, uma narrativa quase contemplativa e belíssimas sequências abertas em Tóquio, este longa é uma ótima surpresa. 

O roteiro escrito pelo diretor em parceria com Takuma Takasaki não entrega respostas fáceis ou explicações, as motivações estão nas entrelinhas e em pequenos diálogos. O filme defende a liberdade de escolha, onde uma vida simples que para muitos pode parecer monótona, para o protagonista é um prazer e ao mesmo tempo uma espécie de terapia.

Nenhum comentário: