terça-feira, 14 de maio de 2013

Moonrise Kingdom

Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom, EUA, 2012) – Nota 9
Direção – Wes Anderson
Elenco – Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Jason Schwartzman, Bob Balaban, Lucas Hedges.

Em 1965, numa ilha em New England, vive a garota Suzy (Kara Hayward) com seus pais (Bill Murray e Frances McDormand) e três irmãos menores. A mãe tem um caso com o único policial da ilha (Bruce Willis). Em paralelo, num acampamento de escoteiros do outro lado da ilha, os Escoteiro Chefe (Edward Norton) toma conta de uma tropa de garotos, tendo entre eles o órfão Sam (Jared Gilman). O que ninguém sabe é que Sam e Suzy trocam cartas há um ano e decidem fugir para viver uma aventura num belo local da ilha, o Moonrise Kingdom do título. 

Como opinião pessoal, este é o melhor filme de Wes Anderson, um cineasta elogiado pela crítica, mas que até agora não havia me convencido totalmente. A originalidade que ele sempre demonstrou em seus trabalhos, muitas vezes se perdiam na exagerada excentricidade dos personagens, fato que aqui parece ele ter encontrado o ponto ideal. 

Os adultos representados aqui são inseguros, parecem ter perdido as esperanças de sonhar, se deixando levar por uma vida mecânica cheia de frustrações, enquanto a dupla de crianças protagonistas que são vistas como problemáticas pelos adultos, na realidade são os personagens mais maduros e que ainda sonham com amor e aventura. 

Se a construção dos personagens é cativante, a parte técnica não fica atrás, Wes Anderson beira a perfeição na mistura de cores, nos cenários que parecem saídos de um conto infantil e na bela fotografia, sem contar o figurino de cada personagem. Esta gama de ponto positivos casa-se perfeitamente com a bela história de amor juvenil com toques sexuais ingênuos, como na sequência do furo na orelha e a dança dos garotos na praia. 

O resultado é um belíssimo e original filme.  

9 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Esse filme talvez seja o mais brilhante da filmografia de Wes Anderson. Show!

abraço

Fábio Henrique Carmo disse...

Ótimo filme! Um dos melhores do ano passado, vale dizer. Foi o primeiro filme que vi de Anderson e me deixou ótima impressão. Abraço!

Amanda Aouad disse...

É um belo filme mesmo.

bjs

Hugo disse...

Marcelo, Fábio e Amanda - Eu considero o melhor trabalho de Wes Anderson.

Abraço

Rubia Lima disse...

Olá, tudo bem, também tenho um Blog de cinema, e achei que podemos nos ajudar quanto aos seguidores, ainda estou começando, se você puder me ajudar. Curti bastante o conteúdo do Blog!
Segue o Link http://boomcine.blogspot.com.br/

Hugo disse...

Rubia - Valeu pela visita, estou linkando o endereço do seu blog aqui e vou te seguir também.

MarceloLeite disse...

Esse cara é um gênio! Wes Anderson estam em um outro patamar, o que outros diretores pensam em fazer, ele já fez de forma simples e eficaz.

Hugo disse...

Marcelo - Não sou tão entusiasta assim com Wes Anderson, mas concordo que este é um belo filme, seu melhor trabalho na minha opinião.

Abraço

Pedrita disse...

falei desse filme no meu blog e mencionei vc. é genial mesmo. eu gosto de todos os filmes dele. e os adultos são péssimos pais. nem percebem o quanto estimulam a rebeldia nos filhos. tb adorei. beijos, pedrita