sexta-feira, 31 de maio de 2013

Compliance

Compliance (Compliance, EUA, 2012) – Nota 7
Direção – Craig Zobel
Elenco – Ann Dowd, Dreama Walker, Pat Healy, Philip Ettinger, Ashlie Atkinson, Bill Camp, Stephen Payne, Matt Servitto.

Alguns filmes chegam a incomodar por mostrar injustiças ou situações absurdas. É o caso deste longa baseado numa história real tão maluca que poucas pessoas acreditariam se fosse contada numa conversa informal. 

A trama se passa numa lanchonete em Ohio, onde a gerente Sandra (Ann Dowd em grande atuação) é uma mulher de meia-idade que comanda um grupo de jovens que se divide entre a cozinha e o atendimento aos clientes. Numa sexta-feira em que o local está lotado, Sandra recebe a ligação de um policial que diz ter ao seu lado uma mulher que afirma ter sido roubada por uma atendente, a quase adolescente Becky (Dreama Walker). A acusação dá início a um situação inusitada, onde o policial pede para Sandra tomar algumas atitudes até que ele chegue ao local. 

Fica difícil comentar algo mais de uma trama que se tornará cada vez mais bizarra, onde o ponto principal pode ser considerado um estudo sobre autoridade x obediência.

Vale destacar a direção de Craig Zobel, que também escreveu o roteiro e que passeia com sua câmera por todos os pontos da lanchonete, inclusive mostrando pequenos detalhes como a grelha suja e o óleo fervendo. 

O ritmo lento que lembra um teatro filmado pode não agradar a todos, mas com certeza algumas situações incomodarão e muito o espectador.        

6 comentários:

Unknown disse...

Só pelo fato de ser baseado em fatos reais, já me chamou a atenção

renatocinema disse...

Tem meu estilo de filme.....lentidão e qualidade.

Boa opção

abs

B-Cine disse...

Estou muito curioso pra assistir esse aí. Já li interessantes comentários e o seu me deixou com mais vontade ainda.

www.b-cine-b-cine.blogspot.com

Hugo disse...

Fernando - É uma história bizarra e incrivelmente verdadeira.

Renato - A lentidão é proposital para incomodar ainda mais o espectador com a trama. No geral é um bom filme.

B-Cine - Se você gosta de filmes diferentes, vale a sessão.

Abraço

Wendell Marcel disse...

O texto me deixou muito curioso para assistir! Senti que tem muita semelhança com o estilo de filmagem de A Caça e Depois de Lucía, confere?

abraços

http://eaicinefilocadevoce.blogspot.com.br/

Hugo disse...

Wendell - Ainda não assisti "Depois de Lúcia".

A temática é bem diferente de "A Caça", que por sinal é um filmaço, mas como semelhança tem a questão de incomodar o espectador.

Abraço