domingo, 12 de maio de 2013

A Bela da Tarde

A Bela da Tarde (Belle de Jour, França, 1967) – Nota 7,5
Direção – Luis Buñuel
Elenco – Catherine Deneuve, Jean Sorel, Michel Piccoli, Genevieve Page, Pierre Clementi.

A jovem Severine (Catherine Deneuve) está casada com o médico Pierre (Jean Sorel), porém não consegue consumar seu casamento na cama. Mesmo na difícil situação, o marido é paciente e apaixonado. Em flashbacks, vemos que Severine sofreu abuso quando criança, sendo isso o motivo de sua frieza. 

O comportamento de Severine muda quando um amigo do casal, o galanteador Husson (Michel Piccoli), que está atraído por ela, cita como funciona um bordel que ele frequenta em Paris. Entediada e curiosa, Severine vai conhecer o local e começa a trabalhar para Madame Anais (Genevieve Page), utilizando o nome de “Bela da Tarde”. A situação se complica quando um de seus clientes, o ladrão Marcel (Pierre Clementi) fica obcecado por ela e ameaça contar a verdade para o inocente e traído marido. 

Este clássico dirigido pelo grande Luis Buñuel hoje perde um pouco do impacto da história em virtude da liberdade sexual dos dias atuais, bem diferente da época em que o filme foi feito, onde uma personagem como Severine, que procurava apenas a satisfação sexual era uma exceção. 

O filme vale como registro de época e pelas ótimas interpretações de Deneuve, bem jovem e extremamente linda e do grande Michel Piccoli. 

3 comentários:

disse...

Gosto muito de Deneuve e nesse filme surpreendente ela está maravilhosa. Conforme fui conhecendo mais do cinema francês, vi outros filmes de Piccoli e Clementi, também bons atores.
Abraços!

Amanda Aouad disse...

Gosto do filme ainda hoje. Apesar de não ser meu preferido de Buñuel. E até hoje instiga o que tinha naquela caixa... hehe.


bjs

Hugo disse...

Lê - Também gosto muito do trabalho de Michel Piccoli.

Amanda - Eu preciso ver outros trabalhos de Buñuel.

Bjos