quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sem Proteção

Sem Proteção (The Company You Keep, EUA, 2012) – Nota 7
Direção – Robert Redford
Elenco – Robert Redford, Shia LaBeouf, Julie Christie, Susan Sarandon, Nick Nolte, Chris Cooper, Terrence Howard, Stanley Tuccy, Richard Jenkins, Anna Kendrick, Brendan Gleeson, Sam Elliott, Brit Marling, Stephen Root, Jacqueline Evancho.

Após trinta anos vivendo com uma identidade falsa, Sharon Solarz (Susan Sarandon) é presa acusada de participar de um assalto a banco onde um segurança fora assassinado. Sharon participava de um grupo que protestava contra a Guerra do Vietnã, a princípio de forma pacífica e que se dissipou após a morte ocorrida no assalto. Um amigo de Sharon, Billy (Stephen Root) procura o advogado Jim Grant (Robert Redford) para defender Sharon, porém este não aceita alegando que não tempo para um caso tão grande. Em paralelo, o jornalista Ben Shepard (Shia LaBeouf) investiga o caso e descobre um segredo que pode acabar com a vida do advogado. 

A carreira de Robert Redford sempre foi pontuada por trabalhos em filmes com tramas com fundo político, onde a luta pela justiça é um dos pontos principais, porém ao mesmo tempo, seu últimos trabalhos como diretor (“Leões e Cordeiros” e “Conspiração Americana”) sofrem de uma certa frieza na narrativa, onde o excesso de diálogos e personagens cansam boa parte do público. Mesmo perdendo pontos com este estilo, gosto dos trabalhos de Redford, principalmente pelas histórias próximas da realidade e pelos elencos sempre recheados de bons atores. 

O destaque aqui fica por conta da participação de vários veteranos, a maioria em pequenos mas importantes papéis, como o envelhecido Nick Nolte, Richard Jenkins, Sam Elliott e Brendan Gleeson, sem contar a outrora bela Julie Christie, hoje com o rosto marcado provavelmente por várias plásticas. 

Assim como os dois trabalhos anteriores citados, o resultado é apenas mediano.

3 comentários:

Kamila disse...

Gosto do Robert Redford, como diretor, justamente por causa da observação que você faz em seu texto: ele sempre prefere dirigir tramas com tons políticos, para fazer comentários, até mesmo, sobre a nossa sociedade. Não é diferente com essa obra recente dele, mas me parece que “Sem Proteção” vai mais na linha de “Leões e Cordeiros” e termina sendo somente regular...

renatocinema disse...

Assistirei, talvez, pelas participações especiais.... A Sinopse não me atraiu.

abs

Hugo disse...

Kamila - A narrativa dos filmes de Redford são sempre interessantes, mas infelizmente falta um climax melhor.

Renato - Não é o tipo de filme que agrada a todos.

Abraço