segunda-feira, 27 de maio de 2013

Selvagens Cães de Guerra & Caçado Pelos Cães de Guerra


Selvagens Cães de Guerra (The Wild Geese, Inglaterra / Suiça, 1978) – Nota 7,5
Direção – Andrew V. McLaglen
Elenco – Richard Burton, Roger Moore, Richard Harris, Hardy Kruger, Jeff Corey, Frank Finlay, Stewart Granger.

O mercenário Allen Faulkner (Richard Burton) é contratado por um empresário inglês (Stewart Granger) para resgatar o presidente deposto de um país africano e colocá-lo de volta ao poder. O empresário tem um acordo de negócios que somente será respeitado pelo sujeito que foi deposto e está na prisão. Para cumprir a missão, Faulkner, monta um pequeno batalhão, onde se destacam seus amigos Fynn (Roger Moore), Janders (Richard Harris) e Coetzee (Hary Kruger). A princípio, o comando consegue resgatar o presidente, porém uma traição coloca tudo a perder, fazendo com que Faulkner e seus homens sejam perseguidos pelos Simbas, os soldados do governo atual. 

Esta produção inglesa dirigida por Andrew V. McLaglen, filho do antigo astro Victor McLaglen, utiliza o tema das guerras na África para criar um divertido longa com boas cenas de ação que exploram o belíssimo cenário das savanas africanas. 

O elenco composto por astros ingleses dá conta do recado, com destaque para o falecido Richard Burton e para a presença de Roger Moore, o 007 da época. 

Caçado Pelos Cães de Guerra (Wild Geese II, Inglaterra / Austrália, 1985) – Nota 6,5
Direção – Peter Hunt
Elenco – Scott Glenn, Barbara Carrera, Edward Fox, Laurence Olivier, Robert Webber, John Terry, Ingrid Pitt, Patrick Stewart.

Um canal de tv americano contrata o mercenário John Haddad (Scott Glenn) para resgatar o criminoso de guerra nazista Rudolf Hess (Laurence Olivier) que está preso na Alemanha. O objetivo do canal é entrevistar o sujeito, que seria o último criminoso nazista ainda preso. Para completar a missão, Haddad conta com a ajuda de Kathy Lukas (Barbara Carrera) e de Alex Faulkner (Edward Fox). 

Diferente do primeiro filme, esta sequência é mais voltada para a espionagem, com o trio principal utilizando a inteligência para resgatar o nazista na prisão, deixando as cenas de ação com um complemento da trama. 

Como curiosidade,o personagem de Edward Fox é irmão do personagem interpretado por Richard Burton no filme origina. Este também foi o último trabalho para o cinema de Laurence Olivier, que já havia interpretado um criminoso nazista no ótimo “Maratona da Morte” e que faleceu em 1989. 

4 comentários:

Suzane Weck disse...

Ola caro amigo,ainda não vi este mas lendo teu resumo,acho que irei gostar muito.Gosto deste tipo de filme.Valeu a dica.Grande abraço.SU

Hugo disse...

Suzane - São filmes antigos de boa qualidade.

Abraço

klebercshaw@gmail.com disse...

Onde encontraria?grato

Hugo disse...

Kleber - Pode ser que vc encontre em um site como Oldflix ou DVD à venda no Mercado Livre.

Abraço