quarta-feira, 1 de maio de 2013

DPRK: The Land of Whispers

DPRK: The Land of Whispers (DPRK: The Land of Whispers, EUA, 2013) – Nota 7
Direção – Chrystian Cohen
Documentário

Após uma amiga comentar sobre uma viagem feita para a Coréia do Norte, o americano Chrystian Cohen decidiu conhecer o local e o resultado é um interessante documentário sobre um dos países mais fechados do mundo. 

Com grandes restrições para turistas, a única forma de visitar o país é em grupo, que se reúne na China e parte de trem até Pyongyang, capital da Coréia do Norte. Chegando na estação, o grupo é recebido por três guias turísticos, que na verdade são uma espécie de fiscais do governo que devem seguir todos os passos do grupo, dificultando ao máximo fotos e filmagens, tendo a obrigação de mostrar apenas os pontos turísticos, que na sua maioria são homenagens ao atual e aos antigos ditadores, que são chamados de “queridos líderes”. 

Mesmo com as dificuldades, Cohen conseguiu filmar vários locais, deixando claro que a população vive uma grande mentira, alienada por uma excessiva propaganda política, num país que parou no tempo, onde grande parte das pessoas sobrevivem basicamente da alimentação oferecida em troca do trabalho designado para cada um. 

Como Cohen cita em sua narração, muitas pessoas realmente acreditam que a propaganda do governo é verdadeira, pois elas não tem acesso a qualquer outro tipo de informação e muitas nunca viram sequer um estrangeiro no país. 

Um breve comentário de um analista político no final do documentário cita que as ameaças do governo da Coréia do Norte contra a Coréia do Sul, Japão e Estados Unidos são supervalorizadas, na verdade sendo uma forma de defesa de um país que tem medo de ser atacado e como o documentário bem mostra, um ataque americano destruiria o local rapidamente. 

Como curiosidade, o título “The Land of Whispers” foi escolhido pelo diretor que vivenciou os habitantes do país sussurrando com medo quando o assunto era algum tema contrário as regras do governo. 

O documentário está disponível legendado no Youtube.


Nenhum comentário: