segunda-feira, 6 de maio de 2013

Following

Following (Following, Inglaterra, 1998) – Nota 8
Direção – Christopher Nolan
Elenco – Jeremy Theobald, Alex Haw, Lucy Russell, John Nolan.

Em Londres, um jovem desempregado aspirante a escritor (Jeremy Theobald) vaga pelas ruas seguindo pessoas como uma espécie de pesquisa para criação de personagens. Quando ele passa a seguir um sujeito que parece um executivo (Alex Haw), este o confronta em um café e confessa ser um ladrão especialista em invadir residências. 

O enigmático sujeito convida o escritor a participar de seus roubos, sempre visando coisas simples como CDs e pequenos objetos. O escritor aceita o convite e passa a trabalhar em dupla com o homem, até o momento em que ele se interessa por uma jovem (Lucy Russell) que fora uma das vítimas de seus roubos, fato que dá início a uma intrincada trama onde nada é o que parece ser. 

Esta pequena pérola de apenas setenta minutos filmada em preto e branco foi a estreia na direção de Christopher Nolan, que já demonstrava aqui todo seu talento. A narrativa não linear é uma prévia do ótimo e ainda mais complexo “Amnésia” que Nolan filmaria dois anos depois, sendo um dos pontos principais desta história que parece simples a princípio, mas que no desenrolar da trama se torna um verdadeiro emaranhado de mentiras que prende a atenção do espectador até a reviravolta final. 

Uma grande estreia de um grande diretor.    

4 comentários:

Fernando Terroso disse...

Parece ''diferente'', gosto de filmes com enredos que foge do convencional.

Thomás R. Boeira disse...

Realmente foi uma bela estreia do Nolan. Filme muito bacana.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com.br/

Suzane Weck disse...

Ola,ainda não vi este filme ,mas com certeza irei gostar pois pelo teu relato trata-se de uma história muito interessante.Desejando uma ótima semana aqui fica meu abraço.SU.

Hugo disse...

Fernando - O filme tem uma montagem e uma trama extremamente criativas.

Thomás - Ótima estreia.

Suzane - Obrigado pela visita.

Abraço a todos