quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ligados Pelo Crime

Ligados Pelo Crime (The Air I Breathe, EUA, 2007) – Nota 7
Direção – Jieho Lee
Elenco – Forest Whitaker, Brendan Fraser, Kevin Bacon, Sarah Michelle Gellar, Andy Garcia, Emile Hirsch, Julie Delpy, Clark Gregg, Kelly Hu, Evan Parke, Taylor Nichols, Victor Rivers, John Cho.

Este interessante e ao mesmo tempo irregular longa se baseia num antigo provérbio chinês que divide a vida em quatro estágios: Felicidade, prazer, tristeza e amor. Para isso o roteiro liga vários personagens numa história violenta e atual.

Um funcionário de banco (Forest Whitaker) timido e solitário busca a felicidade e resolve apostar uma fortuna num cavalo dopado, mas acaba perdendo e fica devendo muito para o gângster Fingers (Andy Garcia). Um cobrador de dívidas (Brendan Fraser) que trabalha para Fingers e tem visões do futuro, sente prazer em bater nos devedores usando seu poder, porém sua vida muda quando se apaixona por um cantora pop (Sarah Michelle Gellar), que foi vendida por seu empresário para Fingers como pagamento de uma dívida. A garota personifica a tristeza ao descobrir que está presa ao bandido e seus amigos a abandonaram. Por último o amor é personificado por um médico (Kevin Bacon), que viu o amor de sua vida (Julie Delpy) se casar com seu melhor amigo e agora precisa salva-la rapidamente.

Como já escrevi, a narrativa é irregular e tem como ponto alto o bom elenco, principalmente Whitaker, Bacon e uma supreendente Sarah Michelle Gellar. Menção honrosa para o pequeno papel de Emile Hirsch. Já Brendan Fraser mostra que não tem grande talento e Andy Garcia repete novamente o papel de chefão, no estilo da série ‘Onze Homens e um Segredo”.

4 comentários:

Bruno Cunha disse...

Eu subo um pouco a pontuação!
Lembro-me de quando vi este filme e apenas sentei-me e apreciei-o e adorei!
Adorei o filme e todo o seu melodrama, coesão e destino em volta desta história!

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

Hugo disse...

Nekas - Gostei do filme, mas achei irregular.

Abraço

marcia mara disse...

Eu concordo com o Nekas, eu adorei o filme, ele consegue nos prender desde o início, a trama é bem complexa, mas ao final tudo fica claro. Amo o Andy Garcia e ele faz muito bem o papel de MOB BOSS, já viram a expressão no rosto dele, quando está nervoso? ele é DEZ!!!
abraço

Hugo disse...

Marcia - Gostei mas acredito que poderia ser ainda melhor.
Andy Garcia é um ator, mas vem fazendo papéis parecidos há algum tempo.

Até mais