segunda-feira, 5 de abril de 2021

Origens Secretas & Fanboys

 


Origens Secretas (Origenes Secretos, Espanha / Argentina, 2020) – Nota 7
Direção – David Galan Galindo
Elenco – Javier Rey, Veronica Echegui, Brays Efe, Antonio Resines, Ernersto Alterio, Leonardo Sbaraglia.

Em Madrid, dois assassinatos deixam pistas que podem ter sido motivados por histórias em quadrinhos. Para investigar os crimes, o detetive David Valentin (Javier Rey) é obrigado a aceitar como parceiro o nerd Jorge Elias (Brays Efe), que é filho de um detetive que acabou de se aposentar (Antonio Resines), mas que tem um grande conhecimento do mundo dos quadrinhos. 

Escrito e dirigido por David Galan Galindo, este longa é uma grande brincadeira com o mundo nerd. O roteiro utiliza referências com super heróis para criar uma típica trama do mundo dos quadrinhos. 

O personagem de Brays Efe carrega todos os clichês possíveis dos nerds, assim como a delegada chefe vivida por Veronica Echegui que é adepta do cosplay. O longa tem outros personagens bizarros como o patologista de Ernesto Alterio e o maluco que acredita em conspirações de Leonardo Sbaraglia. 

É um filme para o espectador entrar na brincadeira e se divertir.

Fanboys (Fanboys, EUA, 2009) – Nota 6
Direção – Kyle Newman
Elenco – Sam Huntington, Chris Marquette, Dan Fogler, Jay Baruchel, Kristen Bell, David Denman, Christopher McDonald, Seth Rogen, Danny Trejo, Ethan Suplee, Allie Grant, Joe Lo Truglio, Billy Dee Williams, Jaime King, William Shatner, Carrie Fisher, Kevin Smith, Jason Mewes, Will Forte, Craig Robinson.

Texas, 1998. Quatro jovens nerds que são amigos desde a infância (Sam Huntington, Chris Marquette, Dan Fogler e Jay Baruchel), voltam a se reunir três anos após a formatura no colégio e decidem atravessar o país até Utah, para tentar invadir o Rancho Skywalker e assistir antes de todos o novo filme da saga Star Wars que seria lançado no ano seguinte. 

A premissa desta comédia lembra o superior “Detroit Rock City” em que adolescentes atravessam o país para ver um show da banda de rock Kiss nos anos setenta. A ideia funciona em parte apenas. Os quatro personagens são os típicos nerds que exploram diálogos sobre o universo pop e ainda contracenam com um “quinto elemento” interpretado por Kristen Bell. 

O problema é que várias situações são mais bobas do que engraçadas, como a rivalidade com os fãs da franquia “Jornada nas Estrelas” liderados por um estranho Seth Rogen. 

No geral é uma comédia apenas razoável, que tinha potencial para ser bem melhor.

Nenhum comentário: