sábado, 17 de abril de 2021

Incertezas & Amor Por Contrato

 


Incertezas (Uncertainty, EUA, 2008) – Nota 6,5
Direção – Scott McGehee & David Siegel
Elenco – Joseph Gordon Levitt, Lynn Collins, Assumpta Serna, Olivia Thirlby, Louis Arcella, Nelson Landrieu.

No feriado de 4 de Julho, um casal (Joseph Gordon Levitt e Lynn Collins) divaga sobre dúvidas em relação a vida em cima de uma ponte que liga Manhattan e Queens. Após esta rápida conversa, eles correm em direções opostas e se reencontram enfrentando situações diferentes. 

Em Manhattan, eles encontram um celular perdido no banco de um táxi e terminam por se envolver em uma trama policial. No Queens, o casal precisa decidir uma complexa situação pessoal e lidar com a família dela. 

A premissa até lembra uma obra de ficção, como se fossem realidades paralelas, porém fiquei com a impressão de que as tramas ocorrem em épocas diferentes, talvez com uma diferença de meses. Os problemas enfrentados pelo par são um mar de incertezas que se casam perfeitamente com o título. 

A química entre Joseph Gordon Levitt e Lynn Collins funciona, mantendo o interesse do espectador, mesmo que na metade final a trama perca um pouco do fôlego. 

É um filme diferente, daqueles feitos para o espectador buscar entender as entrelinhas e os detalhes.

Amor Por Contrato (The Joneses, EUA, 2009) – Nota 6,5
Direção – Derrick Borte
Elenco – David Duchovny, Demi Moore, Amber Heard, Benjamin Hollingsworth, Gary Cole, Glenne Headly, Lauren Hutton, Chris Williams.

O casal Steve (David Duchovny) e Kate (Demi Moore) muda para uma belíssima casa em um subúrbio de classe alta junta com os filhos Jenn (Amber Heard) e Mick (Benjamin Hollingsworth). Rapidamente eles fazem amizade com vizinhos, organizam festas e entram para o country clube da região. A aparente família perfeita esconde um segredo inusitado. 

Esta interessante mistura de drama e comédia explora uma premissa criativa e bem diferente, o que não vou detalhar para não estragar a surpresa de quem quiser conferir. O foco principal do roteiro é mostrar com o marketing influencia a vida das pessoas, independente de classe social. 

A propaganda das mais variadas formas explora o desejo que as pessoas tem de possuir algo novo. Isto acaba trazendo consequências nem sempre agradáveis para quem não consegue se controlar. 

O filme se desenvolve bem durante os primeiros dois terços, até a história se voltar para os clichês do remorso e do final feliz.

Nenhum comentário: